A linguagem de programação Scratch na formação do professor: uma abordagem baseada no TPACK
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v5i2.14421Resumen
Este artigo tem como objetivo analisar as possibilidades do uso da atividade de programação Scratch na formação continuada do professor de Matemática na perspectiva da integração de conhecimentos, segundo modelo teórico do TPACK. A metodologia de natureza qualitativa norteou a coleta de dados e as ações desenvolvidas durante o curso de formação sobre Linguagem de Programação Scratch no contexto de Matemática, com a participação de um grupo de dez professores que atuam na Educação Básica na rede pública de ensino da cidade de São Paulo. No curso, os professores vivenciaram um modo de aprender baseado na perspectiva construcionista e essa experiência inspirou o grupo a desenvolver o software educacional sobre generalização de padrões de sequências numéricas para ser utilizado com seus alunos. Durante a elaboração do software, os professores foram descrevendo seus algoritmos, aplicando os comandos da linguagem, articulando conceitos matemáticos e computacionais. Nesse processo, o conhecimento do conteúdo matemático foi sendo realimentado pelo conhecimento da linguagem de programação do Scratch e vice-versa. Além disso, essa experiência fez com que os professores refletissem a respeito da maneira de intervir em uma situação de erro do aluno, enquanto construíam o software educativo. Esse fato mostra que a tecnologia no âmbito da educação e pautada pelos princípios construcionistas ganha uma nova dimensão cognitiva vinculada a processos reflexivos que podem viabilizar a reconstrução de conhecimentos da tecnologia, pedagogia e do conteúdo curricular de forma integrada, resultando em um novo conhecimento sobre e para prática do professor.
Palavras-chave: Educação Matemática. Construcionismo. Reconstrução de Conhecimento.
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