Expandindo as Fronteiras da Imaginação: Articulações entre Literatura Infantil e Probabilidade
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v6i1.14783Resumen
O presente estudo analisou catálogos de obras literárias com objetivos de mapear e discutir literaturas infantis que envolvam noções conceituais sobre probabilidade. Refletimos sobre o uso da Literatura Infantil como recurso nas aulas de matemática; além de discutir o ensino de Probabilidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esse estudo analisou catálogos de 21 editoras e identificou 12 livros de literatura infantil que apresentam potencialidades para o ensino de Probabilidade e Estatística; destes, identificamos que apenas 2 livros apresentaram conceitos de Probabilidade, são eles: Vamos adivinhar? (JEONG, 2010) e A aranha e a loja de balas (SO, 2011). Realizamos a exploração documental dos livros que apresentam conceitos probabilísticos, procedendo a leitura integral dos livros e investigando os conceitos de Probabilidade abordados, articulando com as contribuições teóricas sobre o ensino de Probabilidade. Esses livros apresentam narrativas envolventes, ilustrações cativantes e contextos probabilísticos pertinentes aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Entretanto, ambos os livros apresentam diversas fragilidades conceituais sobre probabilidade, como por exemplo, representações que muitas vezes não caracterizam um correto espaço amostral, ou os diversos momentos em que as personagens tomam decisões a partir de adivinhações, opiniões ou gosto pessoal, não considerando a análise das chances pertinentes ao raciocínio probabilístico.
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