CULTURA MATERIAL: OPERAÇÕES ANALÍTICAS DE UM ARTEFATO E SUA ABORDAGEM DIDÁTICA COM HISTÓRIA E MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v7i1.15375Resumen
Este trabalho tem como objetivo organizar a análise de um objeto numa perspectiva pedagógica fundamentada na Cultura Material cuja base está firmada no materialismo histórico da tradição marxista. Segundo Meneses (1983), a Cultura Material é conjunto de normas e práticas sociais, pelas quais o homem se apropria do meio físico. Foram estabelecidas as finalidades especificas: apresentar um percurso metodológico, evidenciando suas etapas de desenvolvimento, que permita analisar um artefato com enfoque na Cultura Material e apresentar uma proposição didática com História e Matemática na perspectiva da Cultura Material. A análise do objeto foi organizada em quatro operações analíticas: descrição, avaliação, análise cultural e interpretação diacrônica do objeto. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e descritiva assumindo como referencial teórico a Cultura Material. A etapa descritiva enfatizou as operações analíticas de uma bandeja, seguida de uma proposição didática no ensino de Matemática. A descrição do escopo matemático da bandeja foi desenvolvida na operação descritiva do artefato. Pode-se concluir que apesar da Cultura Material ter sua gênese nas Ciências Humanas; e ser aplicada, principalmente, nas disciplinas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia; não se pode ignorar a existência de conceitos matemáticos em artefatos, cuja função social pode trazer à tona significados culturais. Numa perspectiva historiográfica da Matemática, acredita-se que objetos matemáticos são importantes no cenário histórico-cultural e sua contextualização está relacionada a essa aplicabilidade. Por exemplo, a bandeja ilustra figuras geométricas retratando a Geometria presente no cotidiano construída a partir da mobilização de conhecimento matemático. Por fim, pode-se pensar na Cultura Material em uma abordagem voltada para a Educação Matemática, em que se vislumbra oportunizar a aprendizagem da Matemática envolvendo, além do estudo dos conceitos matemáticos presentes no objeto, o conhecimento histórico que está incorporado no mesmo.
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