A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR E SEUS DESDOBRAMENTOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A PARTIR DA RESOLUÇÃO CNE/CP 02/2015

A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR E SEUS DESDOBRAMENTOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A PARTIR DA RESOLUÇÃO CNE/CP 02/2015

Autores/as

  • Patrícia Sandalo Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Edinalva da Cruz Teixeira Sakai Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Edvanilson Santos de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul http://orcid.org/0000-0002-7666-3885
  • Rogers Barros de Paula Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v6i3.15803

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar como as práticas entendidas como componentes curriculares (PCC) estão distribuídas nas matrizes curriculares dos projetos pedagógicos e sendo interpretadas nas disciplinas dos cursos de Licenciatura em Matemática na Região Centro-Oeste, tendo em vista a Resolução CNE/CP 02/2015. O corpus foi composto por 14 projetos pedagógicos, obtidos pelos integrantes do Grupo de Trabalho (GT7) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Sbem) durante o mapeamento que foi realizado em uma pesquisa de âmbito nacional e que foram atualizadas conforme as diretrizes curriculares nacionais no período de 2016 a 2019. As análises dos dados foram realizadas a partir dos dados quantitativos da distribuição da carga horária da PCC e qualitativamente após a utilização da técnica de mineração de texto com o auxílio do software IRaMuTeQ. Os resultados indicam um esforço dos cursos de Licenciatura em propor a PCC para além das atividades práticas de ensino realizadas nas aulas de Matemática, abordando também aspectos dos estudos históricos e culturais e o uso de softwares educacionais. Portanto, podemos afirmar que os cursos compreendem a PCC em seu conjunto, como atividades formativas que proporcionam experiências de aplicação de conhecimentos e de desenvolvimento nos procedimentos próprios ao exercício da docência.

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Biografía del autor/a

Edinalva da Cruz Teixeira Sakai, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora e Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

 

Edvanilson Santos de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorando em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Rogers Barros de Paula, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação pela PUC - Rio

Publicado

2021-11-19

Cómo citar

Sandalo Pereira, P., Edinalva da Cruz Teixeira Sakai, Edvanilson Santos de Oliveira, & Rogers Barros de Paula. (2021). A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR E SEUS DESDOBRAMENTOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A PARTIR DA RESOLUÇÃO CNE/CP 02/2015. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 6(3), 41–60. https://doi.org/10.34179/revisem.v6i3.15803
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