A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR E SEUS DESDOBRAMENTOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A PARTIR DA RESOLUÇÃO CNE/CP 02/2015
DOI :
https://doi.org/10.34179/revisem.v6i3.15803Résumé
Este artigo tem como objetivo analisar como as práticas entendidas como componentes curriculares (PCC) estão distribuídas nas matrizes curriculares dos projetos pedagógicos e sendo interpretadas nas disciplinas dos cursos de Licenciatura em Matemática na Região Centro-Oeste, tendo em vista a Resolução CNE/CP 02/2015. O corpus foi composto por 14 projetos pedagógicos, obtidos pelos integrantes do Grupo de Trabalho (GT7) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Sbem) durante o mapeamento que foi realizado em uma pesquisa de âmbito nacional e que foram atualizadas conforme as diretrizes curriculares nacionais no período de 2016 a 2019. As análises dos dados foram realizadas a partir dos dados quantitativos da distribuição da carga horária da PCC e qualitativamente após a utilização da técnica de mineração de texto com o auxílio do software IRaMuTeQ. Os resultados indicam um esforço dos cursos de Licenciatura em propor a PCC para além das atividades práticas de ensino realizadas nas aulas de Matemática, abordando também aspectos dos estudos históricos e culturais e o uso de softwares educacionais. Portanto, podemos afirmar que os cursos compreendem a PCC em seu conjunto, como atividades formativas que proporcionam experiências de aplicação de conhecimentos e de desenvolvimento nos procedimentos próprios ao exercício da docência.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Licença Creative Commons
Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC) |