PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO REGULAR QUANTO À FORMAÇÃO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO REGULAR QUANTO À FORMAÇÃO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores/as

  • Bruno Gabriel D'Ávila Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc
  • Caroline Silveira Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc
  • Tathiane Gonçalves Rodrigues Souza Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc
  • Rogério de Aguiar Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18390

Resumen

 

Esta pesquisa tem por objetivo identificar as percepções de professores de matemática de Joinville/SC quanto a formação na área de educação inclusiva. Trata-se de uma pesquisa quali/quantitativa, na qual os dados foram obtidos a partir da submissão de um questionário eletrônico a professores de matemática que atuam no ensino regular na cidade de Joinville. Vinte e sete docentes participaram, respondendo questões que exploraram o perfil do professor, seu nível de formação, tempo de atuação, suas vivências em escolas regulares quanto ao atendimento a estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e/ou altas habilidades/superdotação, a formação em tópicos de educação inclusiva e os desafios e perspectivas vivenciados no processo de inclusão educacional. Observou-se que, segundo suas percepções, os docentes têm carências formativas na área de educação inclusiva, no acesso a materiais didáticos e a informações relevantes para o ensino de estudantes que são o público-alvo da educação especial. Apesar das dificuldades, os docentes se mostraram interessados no tema e na busca por formações. Com isto, fica expresso a importância de proporcionar aos docentes o acesso a formação continuada e a ferramentas para que atuem no ensino regular na perspectiva da educação inclusiva.

Palavras-chave: Educação especial. Educação inclusiva. Educação matemática. Formação de professores.

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Publicado

2023-10-20

Cómo citar

D’Ávila, B. G., Silveira, C., Gonçalves Rodrigues Souza, T., & de Aguiar, R. (2023). PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO REGULAR QUANTO À FORMAÇÃO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 8(2), 123–140. https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18390
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