APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA E TDAH: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA FORMATIVA ENVOLVENDO LICENCIANDOS(AS) EM MATEMÁTICA DE UM INSTITUTO FEDERAL MINEIRO
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v8i2.18441Resumen
Neste artigo, analisa-se uma prática formativa desenvolvida com um grupo de licenciandos(as) em Matemática de um Instituto Federal mineiro. Essa prática formativa é parte de um projeto de ensino e aconteceu no quinto encontro desse grupo. Nela, teve-se a oportunidade de conversar com uma profissional especialista em TDAH, que, além de compartilhar seus conhecimentos e práticas, apontou possibilidades para o trabalho docente e discutiu propostas pensadas pelo grupo. Os dados foram produzidos a partir da observação do encontro, registrada no diário de campo da pesquisadora, e de gravações em áudio e vídeo. Parte-se da ideia de que a aprendizagem da docência em Matemática se dá pelo engajamento em práticas próprias da profissão, a partir das quais os saberes profissionais se aprimoram gradativamente. Pensar nesta aprendizagem em uma perspectiva inclusiva amplia as demandas e a necessidade de desenvolver tanto uma atitude positiva em relação à diversidade quanto saberes específicos que favoreçam a aprendizagem matemática em contextos variados. Os resultados sugerem que os(as) licenciandos(as) participaram da prática como futuros(as) profissionais, engajados nas tarefas próprias da docência, adotando uma postura proativa e sensível em relação aos(às) estudantes com TDAH, mas pensando na sala de aula como espaço para todos e todas.
Palavras-chave: Educação Matemática. Aprendizagem da docência. Licenciatura em Matemática. TDAH. Práticas formativas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Daiana de Sá, Ana Cristina Ferreira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Licença Creative Commons
Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC) |