PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMAS E PROJETOS DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A DOCÊNCIA DO PROFESSOR INICIANTE QUE ENSINA MATEMÁTICA

PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMAS E PROJETOS DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A DOCÊNCIA DO PROFESSOR INICIANTE QUE ENSINA MATEMÁTICA

Autores/as

  • Marta Cristina Pozzobon Universidade Federal de Pelotas
  • Camila Pinto Aires UFPEL- Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v9i4.19956

Resumen

O artigo discute a contribuição da participação em programas e projetos, na formação inicial, para a docência do professor iniciante que ensina Matemática. Os dados foram produzidos por um questionário no Google Forms, respondido por quatorze professores iniciantes, que atuam com o ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Os resultados e as análises estão organizados nas categorias e subcategorias: a) “contato com a escola”, que envolveu a formação e a constituição docente, a aprendizagem dos conhecimentos práticos e a reflexão da teoria e prática; b) “contribuições para o ensino”, que abordou os modos de ensinar, as dificuldades dos alunos, as experiências com o ensino, a vontade de exercer a docência, dentre outros. Destaca-se que a participação em programas e projetos contribuiu com a constituição docente; com a escolha da carreira; com a aprendizagem dos conhecimentos práticos ou profissionais; com a aprendizagem dos modos de ensinar e das dificuldades dos alunos.

Palavras-chave: Professor Iniciante; Ensino de Matemática; Formação; Escola.

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Biografía del autor/a

Marta Cristina Pozzobon, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Pós-doutoramento em Educação pela Universidade de Lisboa, Portugal. Professora dos cursos de Licenciatura em Matemática e Mestrado em Educação Matemática, do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Líder do Grupo de Pesquisa: Grupo de Docências, Formação e Educação Matemática (GDFEM). Realiza pesquisa em Educação Matemática, formação e docência(s) de professores que ensinam Matemática na Educação Básica.

Camila Pinto Aires, UFPEL- Universidade Federal de Pelotas

Discente do Curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), entre outubro de 2020 e março de 2022. Atualmente integra o Projeto de Pesquisa "A Constituição da docência do professor iniciante que ensina Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental".

Publicado

2024-12-20

Cómo citar

Pozzobon, M. C., & Pinto Aires, C. (2024). PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMAS E PROJETOS DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A DOCÊNCIA DO PROFESSOR INICIANTE QUE ENSINA MATEMÁTICA. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 9(4), 90–106. https://doi.org/10.34179/revisem.v9i4.19956
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