PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMAS E PROJETOS DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A DOCÊNCIA DO PROFESSOR INICIANTE QUE ENSINA MATEMÁTICA
DOI :
https://doi.org/10.34179/revisem.v9i4.19956Résumé
O artigo discute a contribuição da participação em programas e projetos, na formação inicial, para a docência do professor iniciante que ensina Matemática. Os dados foram produzidos por um questionário no Google Forms, respondido por quatorze professores iniciantes, que atuam com o ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Os resultados e as análises estão organizados nas categorias e subcategorias: a) “contato com a escola”, que envolveu a formação e a constituição docente, a aprendizagem dos conhecimentos práticos e a reflexão da teoria e prática; b) “contribuições para o ensino”, que abordou os modos de ensinar, as dificuldades dos alunos, as experiências com o ensino, a vontade de exercer a docência, dentre outros. Destaca-se que a participação em programas e projetos contribuiu com a constituição docente; com a escolha da carreira; com a aprendizagem dos conhecimentos práticos ou profissionais; com a aprendizagem dos modos de ensinar e das dificuldades dos alunos.
Palavras-chave: Professor Iniciante; Ensino de Matemática; Formação; Escola.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Marta Cristina Cezar Pozzobon, Camila Pinto Aires 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Licença Creative Commons
Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC) |