PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMAS E PROJETOS DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A DOCÊNCIA DO PROFESSOR INICIANTE QUE ENSINA MATEMÁTICA

PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMAS E PROJETOS DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A DOCÊNCIA DO PROFESSOR INICIANTE QUE ENSINA MATEMÁTICA

Auteurs

  • Marta Cristina Pozzobon Universidade Federal de Pelotas
  • Camila Pinto Aires UFPEL- Universidade Federal de Pelotas

DOI :

https://doi.org/10.34179/revisem.v9i4.19956

Résumé

O artigo discute a contribuição da participação em programas e projetos, na formação inicial, para a docência do professor iniciante que ensina Matemática. Os dados foram produzidos por um questionário no Google Forms, respondido por quatorze professores iniciantes, que atuam com o ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Os resultados e as análises estão organizados nas categorias e subcategorias: a) “contato com a escola”, que envolveu a formação e a constituição docente, a aprendizagem dos conhecimentos práticos e a reflexão da teoria e prática; b) “contribuições para o ensino”, que abordou os modos de ensinar, as dificuldades dos alunos, as experiências com o ensino, a vontade de exercer a docência, dentre outros. Destaca-se que a participação em programas e projetos contribuiu com a constituição docente; com a escolha da carreira; com a aprendizagem dos conhecimentos práticos ou profissionais; com a aprendizagem dos modos de ensinar e das dificuldades dos alunos.

Palavras-chave: Professor Iniciante; Ensino de Matemática; Formação; Escola.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Marta Cristina Pozzobon, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Pós-doutoramento em Educação pela Universidade de Lisboa, Portugal. Professora dos cursos de Licenciatura em Matemática e Mestrado em Educação Matemática, do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Líder do Grupo de Pesquisa: Grupo de Docências, Formação e Educação Matemática (GDFEM). Realiza pesquisa em Educação Matemática, formação e docência(s) de professores que ensinam Matemática na Educação Básica.

Camila Pinto Aires, UFPEL- Universidade Federal de Pelotas

Discente do Curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), entre outubro de 2020 e março de 2022. Atualmente integra o Projeto de Pesquisa "A Constituição da docência do professor iniciante que ensina Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental".

Téléchargements

Publiée

2024-12-20

Comment citer

Pozzobon, M. C., & Pinto Aires, C. (2024). PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMAS E PROJETOS DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A DOCÊNCIA DO PROFESSOR INICIANTE QUE ENSINA MATEMÁTICA. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 9(4), 90–106. https://doi.org/10.34179/revisem.v9i4.19956
Loading...