AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA TEMÁTICA NÚMEROS NOS ANOS INICIAIS: O QUE NOS DIZEM AS TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20076Resumen
Os números permeiam a vida das crianças desde os primeiros anos sob diferentes formas. Por ser tão presente nos meios e relações sociais, intra e extraescolar, sua percepção parece ser “natural” e, por isso, o ensino e aprendizagem, se subestimado, pode incorrer em prejuízos sociais, emocionais e educacionais à criança, em especial, em Matemática. Portanto, o acompanhamento da trajetória da aprendizagem no âmbito escolar, função atribuída à avaliação da aprendizagem, é essencial para (re)organizar o processo de ensino do número. No intuito de compreender as concepções e experiências empíricas sobre a avaliação da aprendizagem da unidade temática Números no 1º ano do Ensino Fundamental, propôs-se uma revisão sistemática de teses e dissertações brasileiras disponibilizadas no Catálogo da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira até junho de 2023. Por meio da abordagem concordância entre avaliadores, foram recuperados 339 trabalhos e desses, 20 selecionados para compor o corpus de análise. Pela Análise Temática da Análise de Conteúdo de Bardin, foram propostas, a posteriori, 4 categorias e 16 subcategorias, inferidas de 102 unidades de registro. Dessa sistematização, teceu-se considerações sobre as convergências, diversidades e a dispersão entre as experiências avaliativas, além das contribuições, limites e possibilidades na avaliação da aprendizagem do número.
Palavras-chave: Revisão sistemática da literatura, Ensino Fundamental, Matemática, Instrumento de avaliação, Avaliação escolar.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Edson dos Santos Cordeiro, Clodis Boscarioli, Ana Karen Gonçalves
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Licença Creative Commons
Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC) |