AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA TEMÁTICA NÚMEROS NOS ANOS INICIAIS: O QUE NOS DIZEM AS TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA TEMÁTICA NÚMEROS NOS ANOS INICIAIS: O QUE NOS DIZEM AS TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS

Autores

  • Edson dos Santos Cordeiro Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Clodis Boscarioli Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Ana Karen Gonçalves Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20076

Resumo

Os números permeiam a vida das crianças desde os primeiros anos sob diferentes formas. Por ser tão presente nos meios e relações sociais, intra e extraescolar, sua percepção parece ser “natural” e, por isso, o ensino e aprendizagem, se subestimado, pode incorrer em prejuízos sociais, emocionais e educacionais à criança, em especial, em Matemática. Portanto, o acompanhamento da trajetória da aprendizagem no âmbito escolar, função atribuída à avaliação da aprendizagem, é essencial para (re)organizar o processo de ensino do número. No intuito de compreender as concepções e experiências empíricas sobre a avaliação da aprendizagem da unidade temática Números no 1º ano do Ensino Fundamental, propôs-se uma revisão sistemática de teses e dissertações brasileiras disponibilizadas no Catálogo da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira até junho de 2023. Por meio da abordagem concordância entre avaliadores, foram recuperados 339 trabalhos e desses, 20 selecionados para compor o corpus de análise. Pela Análise Temática da Análise de Conteúdo de Bardin, foram propostas, a posteriori, 4 categorias e 16 subcategorias, inferidas de 102 unidades de registro. Dessa sistematização, teceu-se considerações sobre as convergências, diversidades e a dispersão entre as experiências avaliativas, além das contribuições, limites e possibilidades na avaliação da aprendizagem do número.

Palavras-chave: Revisão sistemática da literatura, Ensino Fundamental, Matemática, Instrumento de avaliação, Avaliação escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-09-25

Como Citar

dos Santos Cordeiro, E., Boscarioli, C., & Karen Gonçalves, A. (2024). AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA TEMÁTICA NÚMEROS NOS ANOS INICIAIS: O QUE NOS DIZEM AS TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 9(3), 119–140. https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20076
Loading...