POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONTEXTO DE CENTRALIZAÇÃO CURRICULAR NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20644Resumen
A partir de uma perspectiva pós-estrutural e discursiva, analiso os sentidos de qualidade que são negociados e disputados no contexto de centralização curricular (BNCC) e da avaliação em larga escala. Essa análise levou em consideração a atuação dos atores políticos envolvidos no processo de concepção da BNCC, em especial aqueles que constituíram o chamado “Movimento pela Base”. O trabalho se pautou por uma análise documental da BNCC e demais textos normativos que a subsidiam. Focalizo a abordagem documental sobre a BNCC sobre os anos finais do ensino fundamental. Esta análise foi realizada com apoio dos artigos que discutem os sentidos de qualidade e as intencionalidades subjacentes aos textos curriculares. Argumento que a apresentação e a discussão dos sentidos de qualidade da educação presentes na BNCC, encarada aqui como um texto político, pretendem criar as subjetividades do século XXI, do mundo do trabalho e da sociedade em constante transformação mediada, sobretudo, pelos avanços das tecnologias digitais. Analiso também os possíveis impactos da reforma curricular promovida pela BNCC em relação ao Ensino de Matemática. Concluo que a centralização curricular e a avaliação externa são tecnologias políticas utilizadas para garantir os interesses de grupos políticos, em especial os que compõem o Movimento pela Base, mobilizando, através da demanda pela qualidade da educação e pelos direitos da aprendizagem, ideologizada eficiência da educação pública, discurso a ser hegemonizado e respaldado pelo senso comum e apoiado pela necessidade da “qualidade”.
Palavras-chave: Avaliação em larga escala. Centralização curricular. BNCC. Qualidade da Educação. Ensino de Matemática.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Carlos Augusto Aguilar Júnior
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Licença Creative Commons
Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC) |