Formação Inicial em Pedagogia: um estudo sobre conhecimentos relativos à proporcionalidade

Formação Inicial em Pedagogia: um estudo sobre conhecimentos relativos à proporcionalidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v3i2.9598

Resumen

O propósito deste artigo é analisar como futuras pedagogas identificam situações proporcionais e não proporcionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada em uma universidade particular da Grande São Paulo. A coleta de dados realizou-se por meio da proposição de duas situações problema apresentadas em um questionário – de caráter diagnóstico. A análise de dados fundamentou-se na investigação de Ball, Thames e Phelps e nos estudos que versam sobre o raciocínio proporcional. As respostas das participantes indicaram que a maioria delas identificou situações proporcionais, todavia não reconheceram a não proporcionalidade. Considera-se que tais limitações poderiam também comprometer outras categorias do conhecimento profissional docente.

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Biografía del autor/a

Angelica Da Fontoura Garcia Silva, Unian

Professora do pós graduação em educação matemática da Unian desde 2007

Alexsandro Soares Cândido

Doutorando da Unian

Ruy Cesar Pietropaolo, Unian

Coordenador do Pós Graduação em Educação Matemática - Unian

Publicado

2018-11-19

Cómo citar

Garcia Silva, A. D. F., Cândido, A. S., & Pietropaolo, R. C. (2018). Formação Inicial em Pedagogia: um estudo sobre conhecimentos relativos à proporcionalidade. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 3(2), 24–51. https://doi.org/10.34179/revisem.v3i2.9598
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