Aspectos da Transposição Didática no Ensino de Frações

Aspectos da Transposição Didática no Ensino de Frações

Autores/as

  • Carlo Wanilo Maia Unigranrio e SME-RJ
  • Chang Kuo Rodrigues Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v4i1.9842

Resumen

Neste artigo objetivamos investigar as transformações pelas quais passam os saberes relativos ao conteúdo das frações até chegarem à sala de aula, uma vez que nos remetem à formação de professores nos cursos de Licenciatura em Matemática. Buscamos também reconhecer os diversos elementos didáticos envolvidos nos processos, utilizando como fundamentação teórica a teoria da Transposição Didática. No que se refere à metodologia da pesquisa, este estudo tem sua natureza qualitativa, já que esta não tende à quantificação dos dados, assim como não há testes estatísticos para discussão dos resultados. Para a análise a priori, utilizamos alguns resultados de avaliações internacionais, como por exemplo, PISA (Programa Internacional para Avaliação de Estudantes), e, para as concepções prévias e validação da pesquisa, foram utilizados questionários com o objetivo de verificar o ensino à luz da teoria da Transposição Didática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carlo Wanilo Maia, Unigranrio e SME-RJ

Professor da Secretaria Municipal do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da Unigranrio

Chang Kuo Rodrigues, Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Professora adjunta da Universidade Grande Rio, nos cursos de graduação e pós-graduação (Mestrado Profissional em Ensino das Ciências na Educação Básica), membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Matemática.

Publicado

2019-04-27

Cómo citar

Maia, C. W., & Rodrigues, C. K. (2019). Aspectos da Transposição Didática no Ensino de Frações. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 4(1), 172–186. https://doi.org/10.34179/revisem.v4i1.9842
Loading...