Movimento formativo do professor dos anos iniciais a partir da organização do ensino de frações
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v4i1.9884Resumen
O presente texto constrói-se a partir de uma pesquisa desenvolvida no âmbito de um projeto interinstitucional, vinculado ao Observatório da Educação (OBEDUC/CAPES), cujas ações estavam voltadas ao ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Ancorada na Teoria Histórico-Cultural de Vigotski (1996; 2009), na Teoria da Atividade de Leontiev (1978; 1983) e na Atividade Orientadora de Ensino de Moura (1996), o objetivamos discutir o movimento formativo de uma professora ao organizar o ensino de frações. Para a análise dos dados utilizamos os episódios formativos no sentido caracterizado por Moura (1992), como aqueles que evidenciam momentos que permitem a apreensão de possíveis indicadores de mudança de qualidade nos modos de ação do docente a partir da sua participação nas ações do projeto. Consideramos que a possibilidade de organizar o ensino por meio de uma proposta que visa ensinar o conteúdo matemática de um modo que supere aquele em que as frações vêm sendo tradicionalmente ensinadas, mostrou-se como um elemento relevante para a professora. Nesta perspectiva, estudar, planejar e avaliar ações de ensino colocou-a num movimento formativo de aprendizagem da docência.Descargas
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Publicado
2019-04-27
Cómo citar
Perlin, P., & Lopes, A. R. L. V. (2019). Movimento formativo do professor dos anos iniciais a partir da organização do ensino de frações. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 4(1), 200–215. https://doi.org/10.34179/revisem.v4i1.9884
Número
Sección
Educação Matemática
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