Movimento formativo do professor dos anos iniciais a partir da organização do ensino de frações

Movimento formativo do professor dos anos iniciais a partir da organização do ensino de frações

Autores/as

  • Patrícia Perlin Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Alegrete
  • Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v4i1.9884

Resumen

O presente texto constrói-se a partir de uma pesquisa desenvolvida no âmbito de um projeto interinstitucional, vinculado ao Observatório da Educação (OBEDUC/CAPES), cujas ações estavam voltadas ao ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Ancorada na Teoria Histórico-Cultural de Vigotski (1996; 2009), na Teoria da Atividade de Leontiev (1978; 1983) e na Atividade Orientadora de Ensino de Moura (1996), o objetivamos discutir o movimento formativo de uma professora ao organizar o ensino de frações. Para a análise dos dados utilizamos os episódios formativos no sentido caracterizado por Moura (1992), como aqueles que evidenciam momentos que permitem a apreensão de possíveis indicadores de mudança de qualidade nos modos de ação do docente a partir da sua participação nas ações do projeto. Consideramos que a possibilidade de organizar o ensino por meio de uma proposta que visa ensinar o conteúdo matemática de um modo que supere aquele em que as frações vêm sendo tradicionalmente ensinadas, mostrou-se como um elemento relevante para a professora. Nesta perspectiva, estudar, planejar e avaliar ações de ensino colocou-a num movimento formativo de aprendizagem da docência.

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Biografía del autor/a

Patrícia Perlin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Alegrete

Docente do IFFAR - Campus Alegrete Área Matemática/Educação

Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, Universidade Federal de Santa Maria

Docente do Departamento de Metodologia do Ensino Area Educação Matemática

Publicado

2019-04-27

Cómo citar

Perlin, P., & Lopes, A. R. L. V. (2019). Movimento formativo do professor dos anos iniciais a partir da organização do ensino de frações. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 4(1), 200–215. https://doi.org/10.34179/revisem.v4i1.9884
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