FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PARCERIA PARA REFLETIR SOBRE O ENSINO DE FRAÇÃO
DOI :
https://doi.org/10.34179/revisem.v4i1.10049Résumé
Este artigo tem como objetivo de apresentar os saberes evidenciados na formação continuada de um grupo de professores que ensinam matemática para os anos iniciais sobre o conteúdo de fração e o que eles consideravam importante explorar com seus alunos. Este estudo foi desenvolvido na universidade em pareceria com a Diretoria de Ensino da rede municipal de São Paulo e envolveu a participação de 23 professores. As informações foram coletadas nos protocolos de professores, os quais representavam situações comumente trabalhadas em sala de aula e foram elaborados no início e no fim do processo formativo. Os resultados iniciais apontaram que a maior parte dos problemas elaborados pelos professores explorava apenas uma situação de fração e isso persistiu, mesmo após o processo de formação. Consideramos que esse fato pode estar relacionado à insegurança que envolve a mudança de prática e/ou o domínio do conteúdo abordado. Ressaltamos a importância de uma formação continuada reflexiva estar atenta e preocupada com a prática do professor e o seu tempo de apropriação, propiciando diferentes momentos de reflexão em grupo que permitam a reconstrução da prática e a reformulação dos conhecimentos do conteúdo a ser aprendido e ensinado.
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