Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: o olhar de professores que ensinam matemática
DOI :
https://doi.org/10.34179/revisem.v5i2.12835Résumé
Este artigo é parte de uma pesquisa realizada com a participação de um grupo de professores da rede pública municipal da cidade de Uberlândia, MG e tem como objetivo compreender o contexto de formação utilizado pelo curso PNAIC, os principais recursos metodológicos e a linguagem utilizada nos Cadernos de Formação, bem como revelar as memórias da vida estudantil das professoras participantes e suas influências em suas vidas profissionais. O grupo de participantes foi constituído por cinco professoras e para a produção do material de análise, foram utilizados: questionário; registros escritos das participantes; sessões reflexivas; caderno de anotações das participantes; e, notas de campo da pesquisadora. As Sessões Reflexivas se constituíram como método de pesquisa que vai além da observação. A aproximação com os conhecimentos matemáticos, concepções e práticas pedagógicas das professoras, bem como o diálogo e o pensar junto justificam nossa escolha por esse procedimento, visto que ele amplia e possibilita a reflexão das participantes da pesquisa. As vivências compartilhadas durante as sessões reflexivas realizadas trouxeram expectativas e necessidades formativas das professoras participantes deste estudo. As informações obtidas deixam evidenciadas a importância de um trabalho de formação continuada que valorize a colaboração e o envolvimento dos profissionais em busca de novas percepções, e também a necessidade da continuidade de oferta de estudos para docentes.
Palavras-chave: Ensino de Matemática. Formação continuada de professores. Professores que ensinam Matemática, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Licença Creative Commons
Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC) |