O conhecimento comum, especializado e ampliado do professor para o ensino de medidas de comprimento
DOI :
https://doi.org/10.34179/revisem.v5i2.13283Résumé
Resumo
O artigo apresenta um estudo em que foi analisado o conhecimento de professores de Matemática veteranos e em formação sobre Medidas de Comprimento. Participaram da pesquisa nove professores veteranos dos anos finais do Ensino Fundamental municipal- Brumado/Ba e trinta e seis professores em formação do curso de Licenciatura em Matemática de duas universidades estaduais baianas. Embasou-se nos estudos de Shulman (1986/1987), Ball et al. (2010) e Pino Fan et al (2013) sobre o conhecimento de professores para o ensino. E para estudo de Medidas de Comprimento foram tomados como base os trabalhos de Chamorro; Belmonte (2000) e Gusmão et al. (2004). Por meio de estudo exploratório, utilizando-se um questionário-teste sobre conhecimentos específicos do conteúdo Medidas de Comprimento, buscou-se analisar e comparar indícios dos conhecimentos comum, especializado e ampliado dos participantes. Os resultados apontaram que professores veteranos apresentaram um conhecimento mais aprofundado do conteúdo que professores em formação, e esse resultado parece estar relacionado ao tempo de serviço no magistério. Contudo, independentemente do tempo de experiência/formação, os resultados apontaram que as dificuldades apresentadas por ambos são de conceitos e procedimentos de conversão de medidas, e essas podem estar atreladas a um ensino baseado na memorização de regras, desprovido de experiências práticas.
Palavra-chave: Conhecimento de Professores. Medidas de Comprimento. Ensino de Matemática.
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