Uma proposta pedagógica para o desenvolvimento das competências estatísticas por meio de pesquisa na comunidade

Uma proposta pedagógica para o desenvolvimento das competências estatísticas por meio de pesquisa na comunidade

Auteurs

  • Diogo Israel Schwanck Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
  • Luciana Neves Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS https://orcid.org/0000-0003-0151-1876

DOI :

https://doi.org/10.34179/revisem.v6i1.14760

Résumé

Com o objetivo de identificar elementos potenciais para o desenvolvimento de uma pesquisa estatística, em comunhão aos preceitos da Modelagem Matemática, no contexto em que uma escola está inserida, este trabalho apresenta uma proposta para o ensino de Estatística no Ensino Fundamental por meio de uma pesquisa estatística envolvendo a comunidade na qual a escola localiza-se. Os estudantes participantes eram de uma turma de terceiro ano do terceiro ciclo (equivalente ao nono ano do Ensino Fundamental) de uma escola pública municipal de Porto Alegre/RS, a partir do tema gerador “as residências da região do Parque dos Maias”. A análise dos dados foi realizada por meio da identificação dos eventos críticos, por meio da captura de dados audiovisuais. Com a notória mobilização do letramento e do pensamento estatístico, notou-se um considerável desenvolvimento do raciocínio estatístico, o que, caso o grupo pesquisado fosse categorizado, estaria entre os níveis dois e três de raciocínio estatístico. O desenvolvimento deste trabalho possibilitou aos estudantes uma reflexão crítica sobre seus questionamentos relacionados aos aspectos socioculturais, competência essa fundamental para o pleno desenvolvimento da cidadania.

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Publiée

2021-06-26

Comment citer

Schwanck, D. I. ., & Nunes, L. N. (2021). Uma proposta pedagógica para o desenvolvimento das competências estatísticas por meio de pesquisa na comunidade. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 6(1), 218–237. https://doi.org/10.34179/revisem.v6i1.14760
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