MOVIMENTO DOS SENTIDOS DE PROFESSORAS SOBRE O LÚDICO: IMPLICAÇÕES PARA AS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

MOVIMENTO DOS SENTIDOS DE PROFESSORAS SOBRE O LÚDICO: IMPLICAÇÕES PARA AS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Auteurs

  • Juliana Andrade Universidade Federal de São Paulo
  • Vanessa Moretti Universidade Federal de São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.34179/revisem.v6i2.16009

Résumé

O artigo apresenta parte de uma pesquisa de mestrado que investigou a relação dos sentidos pessoais, de cinco professoras da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, sobre a ludicidade e práticas de Educação Matemática no contexto de uma formação continuada que problematizou o lúdico, a coletividade e a organização do ensino à luz da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade. Os dados analisados foram coletados por meio de registros orais e escritos de discussões, relatos e desenvolvimento de Situações Desencadeadoras de Aprendizagem. Para fins desse artigo, analisamos o movimento de sentido sobre ludicidade da professora de Educação Infantil Telma. Os resultados mostram que, no decorrer do processo analisado, os motivos da professora para inserir elementos lúdicos nas suas práticas de educação matemática foram impactados, o que implicou em mudanças na organização do ensino à medida que a ludicidade e o brincar passam a ser compreendidos como uma vivência desenvolvente e como a atividade principal da criança. Considerando a relevância da temática do brincar na infância, os resultados da pesquisa reforçam a importância dos espaços coletivos de formação docente e das contribuições das ações formativas ancoradas na Teoria Histórico-Cultural, como desencadeadores da produção de novas práticas lúdicas de educação matemática na Educação Infantil.

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Publiée

2021-07-08

Comment citer

Andrade, J., & Moretti, V. (2021). MOVIMENTO DOS SENTIDOS DE PROFESSORAS SOBRE O LÚDICO: IMPLICAÇÕES PARA AS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 6(2), 107–126. https://doi.org/10.34179/revisem.v6i2.16009
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