A LEITURA DE IMAGENS COMO MEDIADORA DA INTEGRAÇÃO ENTRE ARTE E MATEMÁTICA: REFLEXÕES E ENCAMINHAMENTOS PEDAGÓGICOS

A LEITURA DE IMAGENS COMO MEDIADORA DA INTEGRAÇÃO ENTRE ARTE E MATEMÁTICA: REFLEXÕES E ENCAMINHAMENTOS PEDAGÓGICOS

Auteurs

  • Iran Abreu Mendes Universidade Federal do Pará
  • Cristina Lúcia Dias Vaz Universidade Federal do Pará
  • Edilson dos Passos Neri Junior Universidade Federal do Pará

DOI :

https://doi.org/10.34179/revisem.v7i2.17295

Résumé

O presente artigo objetiva veicular os resultados parciais de uma pesquisa de doutoramento, cujo escopo é investigar como a Arte e a Matemática se transversalizam e o potencial pedagógico da integração de saberes dessas disciplinas para o ensino e aprendizagem de matemática, materializado nas obras de arte de Almada Negreiros e objeto matemático da curva plana. A proposta de leitura artístico-matemático que apresentamos tem como preceito teórico o conceito de interdisciplinaridade (POMBO, 1993) somado aos de semiótica peirciana a partir de Santaella (2012, 2018), o qual se materializa na leitura da obra "Expulsão de Adão e Eva do Paraíso" (1952), em diálogo com a geometria da espiral áurea. Os resultados apontam que o processo de leitura proposto contribui para um ensino de matemática mais significativo e contextualizado, bem como pode ser adotado como encaminhamento didático, na educação básica e no ensino superior, para o ensino de conceitos e ideias matemáticas, contribuindo para processo de ensino e aprendizagem ativo, inovador e criativo.

Palavras-chave: arte e matemática; Almada Negreiros; curva plana; interdisciplinaridade; semiótica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Edilson dos Passos Neri Junior, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2010) e mestrado em Ensino pela Universidade Federal do Pará (2019). Atualmente é professor da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. É membro do Grupo de Pesquisa Ciência, Tecnologia e Arte e do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente. Tem experiência na área de Ensino com ênfase em Matemática, Tecnologia Inovadoras no Ensino Superior e Aprendizagem Criativa em Matemática e Arte.

Téléchargements

Publiée

2022-08-09

Comment citer

Abreu Mendes, I., Lúcia Dias Vaz, C., & dos Passos Neri Junior, E. (2022). A LEITURA DE IMAGENS COMO MEDIADORA DA INTEGRAÇÃO ENTRE ARTE E MATEMÁTICA: REFLEXÕES E ENCAMINHAMENTOS PEDAGÓGICOS . Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 7(2), 21–37. https://doi.org/10.34179/revisem.v7i2.17295
Loading...