Desenvolvimento profissional docente para o ensino da representação fracionária de grandezas discretas

Desenvolvimento profissional docente para o ensino da representação fracionária de grandezas discretas

Auteurs

  • Mirtes de Souza Miranda Secretaria do Estado da Educação de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-2435-9240
  • Angelica Da Fontoura Garcia Silva Unian
  • Ruy Cesar Pietropaolo Unian

DOI :

https://doi.org/10.34179/revisem.v4i1.9877

Résumé

Neste artigo analisa-se o desenvolvimento profissional de 21 professores de um grupo em uma das escolas participantes do Programa Observatório da Educação que estudava questões ligadas ao ensino das frações. A coleta de dados se deu pela gravação de vídeo e áudio e pelos protocolos das atividades discutidas no grupo. Utilizaram-se estudos de Guskey, Zeichner, Serrazina e Ball, Thames e Phelps. sobre questões relativas ao desenvolvimento profissional, à reflexão sobre a prática e ao conhecimento profissional docente. As discussões iniciais confirmaram que os professores, via de regra, não se utilizam de grandezas contínuas para ensinar frações. As discussões e as reflexões durante as sessões de estudo favoreceram a mudança de prática e o desenvolvimento profissional dos participantes do estudo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Mirtes de Souza Miranda, Secretaria do Estado da Educação de São Paulo

Mestre em educação matemática e Doutoranda do programa de Pós graduação em Educação Matemática da Univversiddade Anhanguera de São Paulo

Angelica Da Fontoura Garcia Silva, Unian

Professora do pós graduação em educação matemática da Unian desde 2007

Ruy Cesar Pietropaolo, Unian

Coordenador do programa de pós graduação em Educação Matemática da Unian.

Téléchargements

Publiée

2019-04-27

Comment citer

Miranda, M. de S., Garcia Silva, A. D. F., & Pietropaolo, R. C. (2019). Desenvolvimento profissional docente para o ensino da representação fracionária de grandezas discretas. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 4(1), 97–109. https://doi.org/10.34179/revisem.v4i1.9877
Loading...