Potencialidades, desafios e dificuldade de ensinar Geometria por meio das tecnologias digitais
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v5i2.12221Abstract
A Geometria é um conteúdo importante no campo da Matemática, sendo o ensino desta o ponto de partida de diversas problematizações no âmbito educacional. Este artigo tem como objetivo compreender, através do discurso de professores de Matemática, as potencialidades, desafios e dificuldades da utilização das tecnologias digitais para ensinar Geometria. Para tanto, analisou-se atividades desenvolvidas com professores de Matemática na disciplina de Geometria Analítica e Dinâmica no curso de Especialização em Matemática ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, na modalidade a distância. A análise foi feita a partir da leitura das interações dos professores em três atividades propostas, resultando em uma categorização organizada em dois tópicos: o primeiro tratando das tecnologias digitais no ensino de Geometria, trazendo as potencialidades, desafios e dificuldades presentes; e o segundo abordando os conceitos, construções e abstrações presentes no ensino de Geometria. Salienta-se que nessa escrita será abordado somente o primeiro tópico. Através da análise, percebeu-se que é essencial a contextualização da Geometria, e que esta pode ser realizada utilizando recursos tecnológicos em sala de aula para auxiliar no aprender, mas para tanto repensar a formação inicial do professor é fundamental; além disso, é fundamental uma formação inicial adequada para os professores.Downloads
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Published
2020-09-18
How to Cite
Pouzada, T. A., Novello, T. P. ., Ayres, L. M. S. da S. ., & Pereira, F. D. (2020). Potencialidades, desafios e dificuldade de ensinar Geometria por meio das tecnologias digitais. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 5(2), 112–127. https://doi.org/10.34179/revisem.v5i2.12221
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Educação Matemática e Tecnologias Digitais
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