Entrando na Zona de Risco: utilizando as TDIC para ensino e aprendizagem de conceitos de Estatística Descritiva
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v5i1.12401Resumo
O presente artigo é uma investigação sobre a utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no contexto de ensino e aprendizagem de conceitos de Estatística Descritiva. Os participantes da investigação foram os alunos de uma turma da disciplina de Estatística e Métodos Quantitativos, do Curso de Ciências Contábeis, de uma universidade particular do Estado do Rio Grande do Sul. Como fundamentação teórica foram estudadas as teorias Construcionista, de Seymour Papert, e da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel. A metodologia consistiu na utilização de dois aplicativos disponíveis na www e a análise das respostas dos participantes foi feita com base na ATD (Análise Textual Discursiva). Com o desenvolvimento da atividade e a análise dos argumentos dos alunos, pôde-se verificar que os estudantes aprenderam, de forma significativa, dinâmica e prazerosa, tópicos de Estatística Descritiva, por meio de um trabalho no qual ocuparam o papel principal no processo de construção do conhecimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença Creative Commons
Todos os artigos publicados nesta revista estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY 4.0). Isso significa que qualquer pessoa pode copiar, distribuir, remixar, adaptar e utilizar os artigos para qualquer fim, inclusive comercial, desde que seja fornecida a devida atribuição aos autores e à revista. Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |