O QUE SABEM LICENCIANDOS E PROFESSORES BRASILEIROS SOBRE O CONCEITO DE VOLUME?
DOI:
https://doi.org/10.34179/revisem.v9i4.19819Resumo
Pesquisas revelam que alunos não compreendem o conteúdo de volume e que o ensino vem tendo ênfase na conversão de unidades e fórmulas matemáticas. Pesquisadores relatam que o ensino da grandeza volume deva ser estudado pela distinção e articulação em relação aos domínios geométrico e de número, em três diferentes dimensões: comparação, medição e produção, nessa ordem. Desejamos conhecer a amplitude e profundidade do conceito de volume de nove professores e 61 licenciandos em Matemática de duas diferentes regiões geográficas brasileiras, à luz da literatura da comunidade de investigadores da Educação Matemática. Os professores participantes foram submetidos a problemas com situações de volume nas três dimensões indicadas e a uma entrevista semiestruturada. A pesquisa empírica revelou que os participantes demonstraram conhecimento sobre comparação e medição de volumes, com e sem uso de fórmulas, apesar de frequentemente subsidiarem, equivocadamente, suas decisões no domínio geométrico e de apoiarem seus raciocínios, prioritariamente em cálculos com números. Na dimensão de produção, revelaram desconhecimento sobre relações entre massa, densidade e volume, além de não distinguirem os significados de volume e capacidade.
Palavras-chave: Conceito. Volume. Capacidade. Formação de Professores de matemática. Ensino.
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Copyright (c) 2024 Maria Alice Veiga Ferreira de Souza, Roberta D'Angela Menduni-Bortoloti
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