PERSPECTIVA DECOLONIAL NA PRÁTICA AVALIATIVA DA REDE MUNICIPAL DE SÃO LUÍS/MA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

PERSPECTIVA DECOLONIAL NA PRÁTICA AVALIATIVA DA REDE MUNICIPAL DE SÃO LUÍS/MA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

  • Vera Lucia Gonçalves Pires Pires UFMA
  • Domício Magalhães Maciel UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
  • Lúcia Fernanda Sousa e Sousa Marques UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

DOI:

https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20723

Resumo

Este estudo objetiva estabelecer uma compreensão epistemológica acerca das práticas avaliativas inclusivas na perspectiva decolonial, dentro do documento orientador da prática avaliativa da rede pública municipal de ensino de São Luís/MA. Na metodologia, utilizou-se pesquisa qualitativa e documental, fundamentada na Análise Textual Discursiva. Os resultados demonstraram que esse documento traz uma concepção epistemológica de avaliação como processo contínuo e interativo que requer métodos e critérios mais inclusivos: valorizar a diversidade cultural, usar linguagem mais acessível, estimular a participação e autonomia dos estudantes, entre outros. Dessa maneira, pode-se construir um ambiente educacional mais equitativo e eficaz, que atenda às necessidades e especificidades de aprendizagem no ensino de Matemática.

Palavras-chave: Avaliação da Aprendizagem; Rede Municipal de Ensino; Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Domício Magalhães Maciel , UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Dr. DOMICIO MAGALHAES MACIEL, Área: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Linha de Pesquisa: ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS

Lúcia Fernanda Sousa e Sousa Marques , UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

Professora da Rede Pública Municipal de Ensino de São Luís/MA, Mestre , área de atuação:  Avaliação Educacioanal e Formação Continuada de Professores.

Downloads

Publicado

2024-09-25

Como Citar

Pires, V. L. G. P., MACIEL, D. M. M., & SOUSA E SOUSA MARQUES, L. F. (2024). PERSPECTIVA DECOLONIAL NA PRÁTICA AVALIATIVA DA REDE MUNICIPAL DE SÃO LUÍS/MA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. Revista Sergipana De Matemática E Educação Matemática, 9(3), 23–37. https://doi.org/10.34179/revisem.v9i3.20723
Loading...