NARRATIVAS MULTIMODAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

MULTIMODAL NARRATIVES AND TEACHER EDUCATION

Autores

  • Andréa Machado de Almeida MATTOS Faculdade de Letras - FALE/UFMG
  • Emmanuelle Pereira COSTA Faculdade de Letras - FALE/UFMG

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v8i16

Resumo

RESUMO: Recentemente muitas pesquisas sobre ensino de línguas e formação de professores têm usado narrativas como forma de compreender melhor as experiências vividas por alunos e professores (CAETANO; MATTOS, 2017). Este tipo de pesquisa, especialmente na área de ensino de inglês, decorre do trabalho de Clandinin e Connely (2000), que argumentam que somos seres por natureza “narrativos”, tanto individualmente quanto coletivamente. Somando-se a isso, pesquisas recentes na área dos novos letramentos sugerem que a multimodalidade está em toda parte e invade nossas vidas e experiências das formas mais diversas possíveis (MATTOS, 2015). Este trabalho, portanto, propõe o uso de narrativas multimodais para conhecer as experiências vividas por professores de inglês em formação. Durante um curso de formação pré-serviço, os alunos foram estimulados a refletir sobre suas histórias e experiências anteriores de ensino e aprendizagem de inglês por meio de um desenho que relacionasse tais experiências à metáfora de um rio. Além disso, os mesmos alunos também fizeram, ao final do curso, uma atividade reflexiva que se constituiu em uma narrativa escrita sobre sua aprendizagem durante o curso. Assim, este trabalho tem por objetivo discutir as experiências desse grupo de professores em formação baseando-se nos relatos de suas narrativas multimodais e escritas.

PALAVRAS-CHAVE: Narrativas Multimodais. Professores em Formação. Identidade. Experiências.

 

ABSTRACT: Recently, much research on language teaching and teacher education has used narratives as a way to better understand the lived experiences of students and teachers (CAETANO, MATTOS, 2017). This type of research, especially in the area of English teaching, stems from the work of Clandinin and Connely (2000), who argue that we are by nature “narrative” beings, both individually and collectively. Besides that, recent research in the area of new literacies suggests that multimodality is everywhere and invades our lives and experiences in the most diverse ways possible (MATTOS, 2015). This paper, therefore, proposes the use of multimodal narratives to get to know the experiences lived by pre-service English teachers. During a pre-service teacher education course, students were encouraged to reflect on their stories and previous experiences of teaching and learning English through a drawing that related such experiences to the metaphor of a river. In addition, the same students also did, at the end of the course, a reflective activity as a written narrative about their learning during the course. Thus, this paper aims to discuss the experiences of this group of pre-service teachers based on the reports in their multimodal and written narratives.

KEYWORDS: Multimodal Narratives. Teacher Education. Identity. Experiences.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BACH, H. Composing a visual narrative inquiry. In: CLANDININ, D. J. (Ed.). Handbook of narrative inquiry: mapping a methodology. Thousand Oaks: Sage, 2007. p. 280-307.

BARCELOS, A. M. F. Learning English: students’ beliefs and experiences in Brazil. In: KALAJA, P.; MENEZES, V.; BARCELOS, A. M. F. (Eds.). Narratives of learning and teaching EFL. Basingstone, UK: Plagrave/MacMillan, 2008. p. 35-48.

BRUNER, J. Actual minds, possible worlds. Cambridge, Mass: Harvard University Press, 1986.

BRUNER, J. Making stories: law, literature, life. Cambridge, Mass: Harvard University Press, 2002.

BADDELEY, J.; SINGER, J. A. Charting the life story’s path. In: CLANDININ, D. J. (Ed.). Handbook of narrative inquiry: mapping a methodology. Thousand Oaks: Sage, 2007. p. 177-202.

CAETANO, E. A.; MATTOS, A. M. A. Senses in Language Teacher Education: the power of narratives. In: OLIVEIRA, A. L. A. M.; BRAGA, J. C. F. (Orgs.). Inspiring insights from an English teaching education scenario. Belo Horizonte: CEI/FALE/UFMG, 2017. p. 26-43.

CASANAVE, C. P.; SCHECTER, S. R. (Eds.). On becoming a language educator: personal essays on professional development. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 1997.

CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Teachers’ professional knowledge landscapes: teacher stories, stories of teachers; school stories, stories of schools. Educational Researcher, v. 25, n. 3, p. 24-30, 1996. Disponível em <http://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.3102/0013189X025003024>. Acesso em: 01 jun. 2018.

CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Narrative inquiry: experience and story in qualitative research. San Francisco: Jossey-Bass, 2000.

CONNELLY, F. M.; CLANDININ, D. J. Teachers as curriculum planners: narratives of experience.

New York: Teachers College Press, 1988.

COPE, B.; KALANTZIS, M. Multiliteracies: the beginning of an idea. In: COPE, B.;

KALANTZIS, M. (Eds.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London and New York: Routledge, 2000. p. 3-8.

FREEMAN, D. Redefining the relationship between research and what teachers know. In: BAILEY, K.; NUNAN, D. (Eds.). Voices from the language classroom. New York: Cambridge University Press, 1996. p. 88-115.

KALAJA, P.; MENEZES, V.; BARCELOS, A. M. F. (Eds.). Narratives of learning and teaching EFL. Basingstone, UK: Plagrave/MacMillan, 2008.

KRESS, G. Multimodality. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Eds.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London and New York: Routledge, 2000. p. 182-202.

KRESS, G. Multimodality and Learning: new perspectives on knowledge, representation and communication. In: VISITAS INTERNACIONAIS DO INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS TRANSDISCIPLINARES/UFMG, 2008, Belo Horizonte. IEAT/UFMG, 2008. Apresentação oral.

KRESS, G.; Van LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. 2 ed., London and New York: Routledge, 2006.

MATTOS, A. M. A. Ensino de inglês como língua estrangeira na escola pública: letramentos, globalização e cidadania. Jundiaí: Paco Editorial, 2015.

McCALLUM, F.; PROSSER, B. River journeys: narrative accounts of South Australian preservice teachers during professional experience. In: MATTOS, A. M. A. (Ed.). Narratives on teaching and teacher education: an international perspective. New York: Palgrave MacMillan, 2009. p. 91-106.

TAGATA, W. Experiências de ensino e aprendizagem de língua inglesa no ensino superior dentro de uma proposta de multimodalidade e letramento crítico. Revista X, v. 1, n. 1, 2011. Disponível em <https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/24386/16918>. Acesso em: 02 dez. 2011. D.O.I.: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v1i1.2011.24386.

Publicado

02-11-2018

Como Citar

MATTOS, Andréa Machado de Almeida; COSTA, Emmanuelle Pereira. NARRATIVAS MULTIMODAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: MULTIMODAL NARRATIVES AND TEACHER EDUCATION. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 8, n. 16, p. pp. 12–28, 2018. DOI: 10.51951/ti.v8i16. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/10241. Acesso em: 27 set. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 1 - Multimodalidade e o ensino de línguas