LETRAMENTO MULTIMODAL: POR UMA CONCEPÇÃO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS

MULTIMODAL LITERACY: FOR A CONCEPTION OF MEANING CONSTRUCTION

Autores

  • Aline Wieczikovski ROCHA Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo/RS
  • Catiúcia Carniel GOMES Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo/RS

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v8i16

Resumo

RESUMO: Este trabalho dedica-se aos processos de leitura mobilizados pelos gêneros multimodais, a fim de compreender essa nova prática de letramento, suas modificações e exigências de novos comportamentos dos leitores na construção da significação de um texto. Para esse fim, foi estabelecido um percurso teórico baseado na premissa de que todo gênero se realiza em textos, com fluidez e plasticidade. Por conseguinte, trabalhamos com os conceitos de gênero, letramento, multimodalidade e multimídia, para, enfim, construir nossa perspectiva metodológica de análise do Museu Virtual Frida Kahlo. O estudo permite considerar que no processo de construção do sentido textual todo um repertório de conhecimentos sobre os recursos semióticos é evocado a interagir na prática comunicativa, permitindo ao leitor percorrer as distintas práticas sociais que a leitura propicia. Desse modo, a escola deve proporcionar diferentes experiências de uso da língua inscritas em diferentes campos de atuação do sujeito letrado.

PALAVRAS-CHAVE: Letramento multimodal. Leitura. Museu Virtual Frida Kahlo.

 

ABSTRACT: This paper is dedicated to the reading processes mobilized by multimodal genres, in order to understand this new literacy practice, its changes and requirements of readers’ new behaviors to construct meanings in a text. For such purpose, a theoretical route was established, based on the premise that every genre happens in texts, with fluidity and plasticity. Therefore, we work with the concepts of literacy, multimodality and multimedia to build our methodological perspective of the analysis of Frida Kahlo Virtual Museum. The study suggests that in the construction process of textual meaning an entire repertoire of knowledge about the semiotic resources is evoked to interact at the communicative practice, allowing the reader to go through the different social practices the reading provides. Thus, school must provide different experiences of language use inscribed in different fields of action of the literate subject.

KEYWORDS: Multimodal literacy. Reading. Frida Kahlo Virtual Museum.

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Disponível em: <http://museofridakahlo.org.mx>. Acesso em 28 de abril de 2018.

Publicado

02-11-2018

Como Citar

ROCHA, Aline Wieczikovski; GOMES, Catiúcia Carniel. LETRAMENTO MULTIMODAL: POR UMA CONCEPÇÃO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: MULTIMODAL LITERACY: FOR A CONCEPTION OF MEANING CONSTRUCTION. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 8, n. 16, p. pp. 145–160, 2018. DOI: 10.51951/ti.v8i16. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/10251. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 1 - Multimodalidade e o ensino de línguas