MULTIMODALIDADE EM NOTÍCIAS DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA: ESTRATÉGIAS DE RECONTEXTUALIZAÇÃO VISUAL

MULTIMODALITY IN SCIENCE POPULARIZATION NEWS: VISUAL RECONTEXTUALIZATION STRATEGIES

Autores

  • Graciela Rabuske HENDGES Departamento de Letras Estrangeiras Modernas - UFSM/RS
  • Pâmela Mariel MARQUES Fonaudióloga e Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras - UFSM/RS

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v8i16

Resumo

RESUMO: Neste estudo investigamos como a notícia de popularização da ciência recontextualiza o discurso visual do contexto científico para o contexto midiático. Adotamos o conceito de estratégia de recontextualização visual na análise de 60 notícias de popularização da ciência de quatro publicações internacionais: BBC News International, Scientific American, ABC Science e Nature. Com base em estudos prévios sobre o gênero e na gramática do design visual (KRESS; van LEEUWEN, 1996/2006), analisamos as 59 imagens presentes nos exemplares do corpus. Constatamos que as estratégias de recontextualização visual podem ser resumidas a quatro tipos: popularização da fonte (substituição das imagens originais por imagens de bancos de imagens), modalização naturalista (substituição de imagens de natureza abstrata e codificada com dados do mundo da ciência por imagens de natureza fotográfica com cenas do mundo da vida), simplificação lexicogramatical (substituição de imagens com estrutura representacional complexa por imagens com estrutura representacional simples) e generalização temática (substituição de imagens detalhadas com dados científicos específicos e/ou quantitativos, posicionadas no interior do artigo, por imagens que generalizam o tema da notícia, posicionadas junto ao título). Essas estratégias refletem objetivos e valores do discurso midiático de popularização da ciência, direcionado para um leitor iletrado visual-cientificamente que precisa ser seduzido (MILLER, 1998).

PALAVRAS-CHAVE: Notícia de popularização da ciência. Recontextualização visual. Multimodalidade. Ensino de Línguas. Análise Crítica de Gênero.

 

ABSTRACT: The present study aims at investigating how the visual language of science is recontextulized to the context of science popularization news reports. We use the concept of visual recontextualization strategy to analyze 60 science popularization news reports collected form four sources: BBC News International, Scientific American, ABC Science e Nature. Based on previous studies about the genre and on the visual grammar (KRESS; van LEEUWEN, 1996/2006), we describe the 59 images used in the corpus. The results show that there are four visual recontextualization strategies: popularizationof the source (substitution of original images in the academic article for stock pictures), modalization (substitution of abstract and coded graphs and tables for photographs with lifeworld scenes), grammatical simplification (substitution of images with complex representational structures for images with simple structures) and thematic generalization (substitution of detailed images with specific and/or quantitative data located inside the academic article for images with a general theme located next to the title of the news report). These strategies reflect the purposes and values of the science popularization media discourse, where the reader is not positioned as knowledgeable to interpret scientific visuals, “but as needing to be enticed” into science popularization news (MILLER, 1998, p. 31).

KEYWORDS: Science Popularization News. Visual Recontextualization. Multimodality. EFL Teaching. Critical Genre Analysis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARNT, J. T. Análise de atividades didáticas com vistas à promoção de letramento científico. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras/Estudos Linguísticos – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul.

BERNSTEIN, B. Class, codes and control: theoretical studies towards a sociology of language. Vol. I. New York: Routledge, 2003[1971].

BERNSTEIN, B. Class, codes and control: the structuring of pedagogic discourse. Vol. IV. New York: Routledge, 2003[1990].

BEZEMER, J.; KRESS, G. Writing in multimodal texts a social semiotic account of designs for learning. Written Communication, v. 25, n. 2, p. 166-195, 2008.

CALSAMIGLIA, H.; van DIJK, T. Popularization discourse and knowledge about the genome. Discourse Studies, v. 15, n. 4, p. 369-389, 2004.

CALSAMIGLIA, H.; LÓPEZ FERREIRO, C. Role and position of scientific voices: reported speech in the media. Discourse Studies, v. 5, n. 2, p. 147-173, 2003.

CERVETTI, G.; PARDALES, M. J.; DAMICO, J. S. A tale of differences: comparing the traditions, perspectives and educational goals of critical reading and critical literacy. Reading Online, v. 4, n. 9, 2001. Disponível em: <http://www.readingonline.org/articles/cervetti/>. Acesso em: 13 set. 2014.

COPE, B.; KALANTZIS, M. Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. New York: Routledge, 2000.

COPE, B.; KALANTZIS, M. “Multiliteracies”: new literacies, new learning. Pedagogies: An International Journal, v. 4, n. 3, p. 164-195, 2009.

DIMOPOULOS, K.; KOULAIDIS, V.; SKLAVENITI, S. Towards an analysis of visual images in school science textbooks and press articles about science and technology. Research in Science Education, v. 33, p. 189-216, 2003.

HALLIDAY, M. A. K. Introduction to functional grammar. London: Edward Arnold, 1994.

HALLIDAY, M.A.K. An introduction to functional grammar. 2 ed. London: Routledge, 2004.

HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Language, context, and text: aspects of language in a social-semiotic perspective. Oxford: Oxford University Press, 1989.

KALANTZIS, M.; COPE, B.; CHAN, E.; DALLEY-TRIM, L.. Literacies. 2 ed. Victoria, Australia: Cambridge University Press, 2016.

KRESS, G.; van LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. 2 ed. London: Routledge, 2006.

MARQUES, P. M. Promovendo o letramento visual a partir do gênero discursivo notícia de popularização da ciência. 2014. 130f. Dissertação (Mestrado em Letras/Estudos Linguísticos) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul.

MILLER, T. Visual persuasion: a comparison of visuals in academic texts and the popular press. English for Specific Purposes, v. 17, n.1, p. 29-46, 1998.

MOTTA-ROTH, D. Análise crítica de gêneros com foco em artigos de popularização da ciência. Projeto de pesquisa, 2007.

MOTTA-ROTH, D. Popularização da ciência como prática social e discursiva. Hipersaberes, v. 1, p. 130-195, 2009. Disponível em <http://w3.ufsm.br/hipersaberes/volumeI/textos/t9.pdf>. Acesso em 8 de maio, 2018.

MOTTA-ROTH, D. Estratégias discursivas e metadiscursivas de recontextualização de saberes científicos: a notícia de popularização da ciência em diferentes esferas sociais. Projeto de pesquisa, 2011.

MOTTA-ROTH, D.; LOVATO, C. Organização retórica do gênero notícia de popularização da ciência: um estudo comparativo entre português e inglês. Linguagem em (Dis)curso, v. 9, n.2, p. 233-271, 2009.

NASCIMENTO, F. S. ‘Gm crops may be harmful to the environment’: graus de autoridade e assertividade em motícias de popularização da ciência. 2011. 114f. Dissertação (Mestrado em Letras/Estudos Linguísticos) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul.

NASCIMENTO, R. G. do; BEZERRA, F. A. S.; HEBERLE, V. M. Multiletramentos: iniciação à análise de imagens. Linguagem & Ensino, v.14, n.2, p. 529-552, 2011.

NEW LONDON GROUP. A pedagogy of multiliteracies: designing social futures. Harvard Educational Review,v. 66, n. 1, p. 60-92, 1996.

NIEMAN, A. The popularisation of physics: boundaries of authority and the visual culture of science. 2000. 299f. Tese (Faculty of Applied Sciences and Faculty of Humanities) – University of the West of England, Bristol, Disponível em http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.131.3840&rep=rep1&type=pdf. Acesso em 4 de março, 2010.

ROSSI, A. E. Recontextualização da ciência da linguagem em livros didáticos de língua inglesa: uma proposta de letramento científico. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras/Estudos Linguísticos) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul.

SOCOLOSKI, T. S. Letramento científico crítico e gênero notícia de PC: análise de atividades didáticas de leitura em língua inglesa. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras/Estudos Linguísticos) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul.

van DIJK, T. A. News schemata. In: GREENBAUM, S.; COOPER, C. (Eds.). Studying writing: linguistic approaches. Beverly Hills, CA: Sage, 1986. p. 155-186.

Publicado

02-11-2018

Como Citar

HENDGES, Graciela Rabuske; MARQUES, Pâmela Mariel. MULTIMODALIDADE EM NOTÍCIAS DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA: ESTRATÉGIAS DE RECONTEXTUALIZAÇÃO VISUAL: MULTIMODALITY IN SCIENCE POPULARIZATION NEWS: VISUAL RECONTEXTUALIZATION STRATEGIES. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 8, n. 16, p. pp. 161–181, 2018. DOI: 10.51951/ti.v8i16. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/10252. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 1 - Multimodalidade e o ensino de línguas