MULTIMODALIDADE EM NOTÍCIAS DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA: ESTRATÉGIAS DE RECONTEXTUALIZAÇÃO VISUAL
MULTIMODALITY IN SCIENCE POPULARIZATION NEWS: VISUAL RECONTEXTUALIZATION STRATEGIES
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v8i16Resumo
RESUMO: Neste estudo investigamos como a notícia de popularização da ciência recontextualiza o discurso visual do contexto científico para o contexto midiático. Adotamos o conceito de estratégia de recontextualização visual na análise de 60 notícias de popularização da ciência de quatro publicações internacionais: BBC News International, Scientific American, ABC Science e Nature. Com base em estudos prévios sobre o gênero e na gramática do design visual (KRESS; van LEEUWEN, 1996/2006), analisamos as 59 imagens presentes nos exemplares do corpus. Constatamos que as estratégias de recontextualização visual podem ser resumidas a quatro tipos: popularização da fonte (substituição das imagens originais por imagens de bancos de imagens), modalização naturalista (substituição de imagens de natureza abstrata e codificada com dados do mundo da ciência por imagens de natureza fotográfica com cenas do mundo da vida), simplificação lexicogramatical (substituição de imagens com estrutura representacional complexa por imagens com estrutura representacional simples) e generalização temática (substituição de imagens detalhadas com dados científicos específicos e/ou quantitativos, posicionadas no interior do artigo, por imagens que generalizam o tema da notícia, posicionadas junto ao título). Essas estratégias refletem objetivos e valores do discurso midiático de popularização da ciência, direcionado para um leitor iletrado visual-cientificamente que precisa ser seduzido (MILLER, 1998).
PALAVRAS-CHAVE: Notícia de popularização da ciência. Recontextualização visual. Multimodalidade. Ensino de Línguas. Análise Crítica de Gênero.
ABSTRACT: The present study aims at investigating how the visual language of science is recontextulized to the context of science popularization news reports. We use the concept of visual recontextualization strategy to analyze 60 science popularization news reports collected form four sources: BBC News International, Scientific American, ABC Science e Nature. Based on previous studies about the genre and on the visual grammar (KRESS; van LEEUWEN, 1996/2006), we describe the 59 images used in the corpus. The results show that there are four visual recontextualization strategies: popularizationof the source (substitution of original images in the academic article for stock pictures), modalization (substitution of abstract and coded graphs and tables for photographs with lifeworld scenes), grammatical simplification (substitution of images with complex representational structures for images with simple structures) and thematic generalization (substitution of detailed images with specific and/or quantitative data located inside the academic article for images with a general theme located next to the title of the news report). These strategies reflect the purposes and values of the science popularization media discourse, where the reader is not positioned as knowledgeable to interpret scientific visuals, “but as needing to be enticed” into science popularization news (MILLER, 1998, p. 31).
KEYWORDS: Science Popularization News. Visual Recontextualization. Multimodality. EFL Teaching. Critical Genre Analysis.
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