VOZ QUE SE LIBERTA, CORPO QUE RESISTE: QUESTÕES DE GÊNERO EM POEMAS DE ELIZANDRA SOUZA
VOICE THAT RELEASES, BODY THAT RESISTS: GENDER ISSUES IN THE POEMS OF ELIZANDRA SOUZA
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v8i16Resumo
RESUMO: A poética de Elizandra Souza traz uma preocupação estética, literária e política com a subalternização das mulheres periféricas, relegadas pelo cânone literário nacional e marginalizadas tanto pela questão de gênero quanto pelo viés geográfico-econômico e, na maioria das vezes, pelo viés racial. Importante expoente da literatura marginal-periférica, a autora tem como prática literária a busca constante pela desconstrução da representação feminina tradicional e eurocêntrica, a problematização de mitos e tabus, além de denunciar a violência e o estigma imputados às mulheres periféricas. O objetivo deste artigo é analisar as questões de gênero que perpassam os poemas utilizados como recorte deste estudo, contidos nos livros Punga (2007) e Águas da Cabaça (2012), e verificar como a linguagem literária é utilizada para evidenciar o corpo como espaço simbólico de luta e resistência.
PALAVRAS-CHAVE: Autorrepresentação feminina. Resistência e ruptura estética. Estudos de gênero.
ABSTRACT: The poetry of Elizandra Souza brings an aesthetical, literary and political concern regarding the subordination of marginal women, relegated by the canonical literature and marginalized both for gender and economic-geographical issues and, most of times, also for racial issues. Important exponent of the marginal literature, the author has as her literary practice the constant aim at the deconstruction of the traditional and Eurocentric female representation, the discussion of myths and taboos, revealing the violence and stigmas imposed to marginal women. The objective of this article is to analyze the gender issues that permeate poems selected from the books Punga (2007) and Águas da Cabaça (2012), and to exmine how the literary language is used to evidence the body as a symbolic space for resistance and fight.
KEYWORDS: Female self-representation. Resistance and aesthetical disruption. Gender studies.
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