POÉTICA, POLÍTICA E LITERATURA MENOR NA POESIA DE NOÉMIA DE SOUSA
POETICS, POLITICS AND MINOR LITERATURE IN THE POETRY OF NOEMIA DE SOUSA
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v8i16Resumo
RESUMO: Este artigo se propõe a analisar poemas do livro Sangue negro, da escritora moçambicana Noémia de Sousa, publicado postumamente em 2001. Utiliza-se como referencial teórico o conceito de “literatura menor” segundo os estudos dos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari a fim de pensar a obra da autora a partir da margem de uma cultura, considerada maior ou hegemônica. Os estudos pós-coloniais também contribuíram para a reflexão, considerando os apontamentos sobre literatura africana e oralidade da pesquisadora luso-moçambicana Ana Mafalda Leite. O trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica e objetiva contribuir para divulgação da poesia da autora ainda pouco lida e estudada devido ao acesso a sua obra integral ser bastante recente. No Brasil, seus poemas só foram publicados integralmente em 2016. Apesar de ter sido precursora da poesia de autoria feminina em Moçambique e da luta pelos direitos das mulheres no país, este artigo não se propõe a analisar sua obra sob a perspectiva crítica feminista, mas pós-colonial, apesar de tangenciar algumas reflexões de teóricas do feminismo como Elaine Showalter.
PALAVRAS-CHAVE: Anticolonialismo. Literatura menor. Literatura moçambicana. Noémia de Sousa.
ABSTRACT: This article proposes to analyze poems from the Sangue negro, book by the Mozambican writer Noémia de Sousa, published posthumously in 2001. The concept of "minor literature", according to the studies of the philosophers Gilles Deleuze and Félix Guattari, is used as a theoretical reference in order to think of the work of the author from the margin of a culture, considered larger or hegemonic. The postcolonial studies also contributed to the reflection, considering the notes on African literature and orality of the portuguese-mozambican researcher Ana Mafalda Leite. The work is the result of a bibliographical research and aims to contribute to the dissemination of the poetry of the author still unread and studied due to the access to his work is quite recent. In Brazil, her poems were only published in full in 2016. Despite being a forerunner of the poetry of female authorship in Mozambique and the struggle for women's rights in the country, this article does not propose to analyze her work under the critical feminist perspective, but post-colonial, although it touches on some reflections of feminist theorists such as Elaine Showalter.
KEYWORDS: Anticolonialism. Literature minor. Mozambican literature.Noémia de Sousa.
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