MICRONARRATIVAS FEMININAS NAS PEÇAS OLGAS RAUM E LICHT, DE DEA LOHER
FEMININE MICRONARRATIVES IN OLGAS RAUM AND LICHT, BY DEA LOHER
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v8i16Resumo
RESUMO: Com as peças Olgas Raum e Licht, a dramaturga alemã contemporânea, Dea Loher enfoca as micronarrativas de poder através de duas mulheres conhecidas do grande público, Olga Benário e Hannelore Kohl. A dramaturga ficcionaliza as biografias destas duas mulheres, iluminando os anseios, medos, angústias e pensamentos privados dessas figuras, dando voz às mulheres que estão por trás dos grandes homens de política, no caso, Luís Carlos Prestes e Helmut Kohl, chanceler da Alemanha na época da reunificação. O discurso histórico dá lugar ao discurso literário e, por meio de uma estética fragmentária e do uso de monólogos, Loher universaliza a história da militante que morreu na câmara de gás e a da primeira dama do Reich, e as pulveriza no contexto atual.
PALAVRAS-CHAVE: Dea Loher. Micronarrativas. Teatro político. Discurso histórico.
ABSTRACT: With the plays Olgas Raum and Licht, the contemporary German playwright Dea Loher emphasizes the micronarratives of power through two women known by the mass audience, Olga Benário and Hannelore Kohl. The playwright fictionalizes the biographies of these two women, highlighting their anxiety, fear, distress and personal thoughts, giving voice to these women who are behind powerful politicians, in this case, Luís Carlos Prestes and Helmut Kohl, a German chancellor of the reunification time. Historical discourse turns into literary discourse and, through a fragmentary aesthetic and the use of monologues, Loher universalizes the history behind the militant who died in the gas chamber and the first lady of the Reich and pulverizes them into the current context.
KEYWORDS: Dea Loher. Micronarratives. Political theater. Historical discourse.
Downloads
Referências
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Tradução de Raquel Ramalhete. 27. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1987.
HAAS, Birgit. Das Theater von Dea Loher: Brecht und (k)ein Ende. Bielefeld: Aisthesis Verlag, 2006.
KOHL, Helmut. Kulinarische Reise durch deutsche Land. Munique: Zabert Sandmann Verlag, 1999.
KOWZAN, Tadeusz. Os signos no teatro: introdução à semiologia da arte do espetáculo. Tradução de Isa Kopelman. In: GUINSBURG, J. et al (Org.). Semiologia do teatro. 2. edição.São Paulo: Perspectiva, 2003. p. 93-123.
LOHER, Dea. Das Leben auf der Praça Roosevelt. Frankfurt am Main: Verlag der Autoren, 2004a.
______. Klaras Verhältnisse. Frankfurt am Main: Verlag der Autoren, 1999.
______. Licht.In: ______. Magazin des Glücks. Frankfurt am Main: Verlag der Autoren, 2002. p. 9-28.
______. O canto de Olga. Tradução de Marcos Barbosa. Frankfurt am Main: Verlag der Autoren, 2004b.
______. Olgas Raum. Frankfurt am Main: Verlag der Autoren, 1994.
______. Unschuld. Frankfurt am Main: Verlag der Autoren, 2003.
REHMANN, Claudia. Die implizite Tâterschaft des Opfers am Beispeil der Theaterstücke Tätowierung und Olgas Raum von Dea Loher. Munique: Grin Verlag, 2011.
SARRAZAC, J. P. (Org.). Léxico do drama moderno e contemporâneo. Tradução de André Telles. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
WITTSTOCK, Uwe. Nach der Moderne: Essay zur deutschen Gegenwartsliteratur in zwölf Kapiteln über elf Autoren. Recklinghausen: Wallstein Verlag, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.