MICRONARRATIVAS FEMININAS NAS PEÇAS OLGAS RAUM E LICHT, DE DEA LOHER

FEMININE MICRONARRATIVES IN OLGAS RAUM AND LICHT, BY DEA LOHER

Autores

  • Júlia Mara Moscardini MIGUEL Departamento de Literatura, Faculdade de Ciências e Letras, Unesp, Araraquara/SP

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v8i16

Resumo

RESUMO: Com as peças Olgas Raum e Licht, a dramaturga alemã contemporânea, Dea Loher enfoca as micronarrativas de poder através de duas mulheres conhecidas do grande público, Olga Benário e Hannelore Kohl. A dramaturga ficcionaliza as biografias destas duas mulheres, iluminando os anseios, medos, angústias e pensamentos privados dessas figuras, dando voz às mulheres que estão por trás dos grandes homens de política, no caso, Luís Carlos Prestes e Helmut Kohl, chanceler da Alemanha na época da reunificação. O discurso histórico dá lugar ao discurso literário e, por meio de uma estética fragmentária e do uso de monólogos, Loher universaliza a história da militante que morreu na câmara de gás e a da primeira dama do Reich, e as pulveriza no contexto atual.

PALAVRAS-CHAVE: Dea Loher. Micronarrativas. Teatro político. Discurso histórico.

 

ABSTRACT: With the plays Olgas Raum and Licht, the contemporary German playwright Dea Loher emphasizes the micronarratives of power through two women known by the mass audience, Olga Benário and Hannelore Kohl. The playwright fictionalizes the biographies of these two women, highlighting their anxiety, fear, distress and personal thoughts, giving voice to these women who are behind powerful politicians, in this case, Luís Carlos Prestes and Helmut Kohl, a German chancellor of the reunification time. Historical discourse turns into literary discourse and, through a fragmentary aesthetic and the use of monologues, Loher universalizes the history behind the militant who died in the gas chamber and the first lady of the Reich and pulverizes them into the current context.

KEYWORDS: Dea Loher. Micronarratives. Political theater. Historical discourse.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Tradução de Raquel Ramalhete. 27. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1987.

HAAS, Birgit. Das Theater von Dea Loher: Brecht und (k)ein Ende. Bielefeld: Aisthesis Verlag, 2006.

KOHL, Helmut. Kulinarische Reise durch deutsche Land. Munique: Zabert Sandmann Verlag, 1999.

KOWZAN, Tadeusz. Os signos no teatro: introdução à semiologia da arte do espetáculo. Tradução de Isa Kopelman. In: GUINSBURG, J. et al (Org.). Semiologia do teatro. 2. edição.São Paulo: Perspectiva, 2003. p. 93-123.

LOHER, Dea. Das Leben auf der Praça Roosevelt. Frankfurt am Main: Verlag der Autoren, 2004a.

______. Klaras Verhältnisse. Frankfurt am Main: Verlag der Autoren, 1999.

______. Licht.In: ______. Magazin des Glücks. Frankfurt am Main: Verlag der Autoren, 2002. p. 9-28.

______. O canto de Olga. Tradução de Marcos Barbosa. Frankfurt am Main: Verlag der Autoren, 2004b.

______. Olgas Raum. Frankfurt am Main: Verlag der Autoren, 1994.

______. Unschuld. Frankfurt am Main: Verlag der Autoren, 2003.

REHMANN, Claudia. Die implizite Tâterschaft des Opfers am Beispeil der Theaterstücke Tätowierung und Olgas Raum von Dea Loher. Munique: Grin Verlag, 2011.

SARRAZAC, J. P. (Org.). Léxico do drama moderno e contemporâneo. Tradução de André Telles. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

WITTSTOCK, Uwe. Nach der Moderne: Essay zur deutschen Gegenwartsliteratur in zwölf Kapiteln über elf Autoren. Recklinghausen: Wallstein Verlag, 2009.

Publicado

2018-11-02

Como Citar

MIGUEL, Júlia Mara Moscardini. MICRONARRATIVAS FEMININAS NAS PEÇAS OLGAS RAUM E LICHT, DE DEA LOHER: FEMININE MICRONARRATIVES IN OLGAS RAUM AND LICHT, BY DEA LOHER. Travessias Interativas, [S. l.], v. 8, n. 16, p. pp. 412–431, 2018. DOI: 10.51951/ti.v8i16. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/10300. Acesso em: 29 jun. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ 2 - LITERATURA DE AUTORIA FEMININA