CAIO FERNANDO ABREU: VIVÊNCIAS E AUSÊNCIAS
CAIO FERNANDO ABREU: EXPERIENCES AND ABSENCES
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v8i16Resumo
RESUMO: Aspecto presente em toda a obra de Caio Fernando Abreu, a ausência atormenta e reconforta o escritor de diversas maneiras. Em Poesias nunca publicadas de Caio Fernando Abreu (2012), são apresentados cento e dezesseis poemas do escritor de Rio Grande do Sul, dentre os quais mais de cem, inéditos. Com efeito, engendra-se certa curiosidade sobre como tal sentimento se configura nos versos de Abreu, além de se querer saber o que está por trás da ausência e, também, como vêm a ser as relações que o eu-lírico mantém com essa falta. Teóricos como Sigmund Freud, Friedrich Schiller e Antônio Cícero serviram como aparato, para que fosse desenvolvido o trabalho da ausência em Caio Fernando Abreu. O presente artigo busca, sobretudo, percorrer os caminhos enveredados pelo eu-lírico pelos tortuosos caminhos da vida, em quatro de seus poemas, sendo eles: “Cantiga de hoje à noite”, “Curtume”, “Triste, triste viver num tempo sem deuses” e “Stone Song”.
PALAVRAS-CHAVE: Caio Fernando Abreu. Poesia. Ausência. Melancolia.
ABSTRACT: As an aspect present in the entire work of Caio Fernando Abreu, absence torments and comforts the writer in various ways. In Poesias nunca publicadas de Caio Fernando Abreu (2012), we are presented with one hundred and sixteen poems by the writer from Rio Grande do Sul, among which more than one hundred, unpublished. In fact, there is a certain curiosity about how such a feeling is configured in the verses of Abreu, in addition to wanting to know what is behind the absence and also, as it sees it to be the relations that the lyrical self maintains with this lack. Theorists like Sigmund Freud, Friedrich Schiller and Antônio Cícero served as apparatus, so that the work of the absence in Caio Fernando was developed. The present article seeks, above all, to follow the paths of the lyrical self through the tortuous paths of life in four of his poems: “Cantiga de hoje à noite”, “Curtume”, “Triste, triste viver num tempo sem deuses” and “Stone Song”.
KEYWORDS: Caio Fernando Abreu. Poetry. Absence. Melancholy.
Downloads
Referências
ABREU, Caio Fernando. O melhor de Caio Fernando Abreu. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
______. Poesias nunca publicadas de Caio Fernando Abreu. (Org.) Letícia da Costa Chaplin e Márcia Ivana de Lima e Silva. Rio de Janeiro: Record, 2012.
ALSELMI André Luiz. A (des)pretensa arte de escrever cartas: Caio Fernando Abreu e a escrita de si. Itinerários – Revista de Literatura / UNESP. Araquara, n. 42, 2016.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANDT, Alain. Dicionário de símbolos: (mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números). Colaboração de André Barbault... [et al.]. Coord. Carlos Sussekind; Trad. Vera da Costa e Silva... [et al.]. – Rio de Janeiro: José Olympio, 1988.
CÍCERO, Antônio. Poesia e Filosofia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
______. Poesia e Filosofia. In: NASCIMENTO, Evando; OLIVEIRA, Maria Clara Castellões de (Org.). Literatura e Filosofia: Diálogos. Juiz de Fora: Editora UFJF, Imprensa oficial do Estado de São Paulo, 2004. p. 11-28.
COELHO, Paulo. O Alquimista. Rio de Janeiro: Sextante, 2012.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio Século XXI Escolar: O minidicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
FREUD, Sigmund. Luto e Melancolia. Rio de Janeiro: Cosac Naify, 2014.
GOLDSTEIN, Norma. Versos, Sons, Ritmos. São Paulo: Ática, 2014.
LISPECTOR, Clarice. A Descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
MOISÉS, Massaud. A Criação Literária: Poesia. São Paulo: Cultrix, 2012.
PAZ, Octavio. O Arco e a Lira. Trad. Ari Roitman e Paulina Wacht. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
RIBEIRO, Kaio Victor dos Santos. Aspectos da poesia de Caio Fernando Abreu. Travessias Interativas (Revista de Letras da UFS). São Cristóvão, v. 13, 2017.
SCHILLER, Friedrich. Poesia ingênua e sentimental. São Paulo: Iluminuras, 1991.
STAIGER, Emil. Conceitos fundamentais da poética. Trad. Celeste Aída Galeão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.