VEREDA DA SALVAÇÃO, DE JORGE ANDRADE
VEREDA DA SALVAÇÃO, BY JORGE ANDRADE
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v7i13Resumo
RESUMO: A peça teatral de Jorge Andrade, Vereda da salvação, traz em sua temática dicotomias resultantes da estrutura social brasileira. Procura-se aqui apontar a maneira como o autor reproduz literariamente os descompassos daquele universo convulso, levando em consideração o conjunto de sua dramaturgia.
PALAVRAS-CHAVE: Teatro Brasileiro. Jorge Andrade. Vereda da salvação.
ABSTRACT: The play by Jorge Andrade, Vereda da Salvação, brings in its thematic dichotomies resulting from the Brazilian social structure. It is sought here to point out the way the author reproduces literally the mismatches of that convulsive universe, taking into consideration the whole of his dramaturgy.
KEYWORDS: Brazilian theatre. Jorge Andrade. Vereda da salvação.
Downloads
Referências
ANDRADE, Jorge. Marta, a árvore e o relógio. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Perspectiva, 1986.
______. Milagre na cela. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
CANDIDO, Antonio. Vereda da Salvação. In ANDRADE, Jorge. Marta, a árvore e o relógio. ed. cit.
______. Prefácio. In ANDRADE, Jorge. Milagre na cela. ed. cit.
MAGALDI, Sábato. Revisão de Vereda. In ANDRADE, Jorge. Marta, a árvore e o relógio. ed. cit.
RAMOS, Graciliano. Vidas secas. 96. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.
REGO. José Lins do. O moleque Ricardo. 10. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1976.
ROSENFELD, Anatol. Visão do ciclo. In ANDRADE, Jorge. Marta, a árvore e o relógio. ed. cit.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.