POR UM FIO: PALAVRA E IMAGEM CONECTADAS PELO CORDEL
BY A THREAD: WORD AND IMAGE CONNECTED BY CORDEL
Resumo
RESUMO: O propósito do artigo é a leitura, tanto da linguagem verbal, quanto da linguagem visual, de um folheto de cordel de autoria da poetisa Josenir Lacerda, tendo como fundamentação teórica os textos “Retórica da imagem”, de Roland Barthes, e “Retórica da imagem publicitária”, de Jacques Durand.
PALAVRAS-CHAVE: Leitura verbo-visual. Literatura de cordel. Xilogravura.
ABSTRACT: The purpose of the article is read, both verbal language, the visual language, a brochure of string authored by poet Josenir Lacerda, with the theoretical foundation texts "Image rhetoric" by Roland Barthes, and "Rhetoric of image advertising" by Jacques Durand.
KEYWORDS: Verb-visual reading. String literature. Woodcut.
Downloads
Referências
ABREU, M. Histórias de cordéis e de folhetos. Campinas: Mercado das letras / Associação de leitura do Brasil, 1999.
BARHTES, R. A retórica da imagem. In: BARHTES, Roland. O óbvio e o obtuso: ensaios críticos III. 2ª ed. Tradução de Léa Novaes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990, p. 27-43.
DURAND, J. Retórica da imagem publicitária. In: METZ, Christian. A análise das imagens. Tradução de Luís Costa Lima e Priscila Vianna de Siqueira. Petrópolis: Vozes, 1974, p. 19-55.
LACERDA, J. O matuto e o orelhão. Crato: Academia dos Cordelistas do Crato, 2006.
TERRA, R. B. L. Memórias de lutas: literatura de folheto do Nordeste (1893-1930). São Paulo: Global, 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.