ENTREVISTA COM IACYR ANDERSON FREITAS
Resumo
O poeta mineiro Iacyr Anderson Freitas teve sua estreia na poesia em 1982, com a obra Verso e palavra. De lá pra cá, publicou mais de vinte obras, tendo afirmado sua voz no cenário do Brasil contemporâneo, já com várias premiações, inclusive no exterior. Sua obra é divulgada em vários países, como Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Espanha, França, Itália, Malta e Portugal. Seja por meio de uma poesia de versos livres, conforme atesta um primeiro momento de sua produção, ou por meio de uma poesia mais classicizada, que passou a permear sua trajetória, o poeta esbarra nos escombros da condição humana, ora dialogando com a tradição, ora resgatando a memória da infância, ou mesmo, como constatamos em sua última publicação – Ar de arestas (2013) – meditando sobre a precariedade iminente do ser, sobrepujado pela manifestação da dor, que lhe é transfigurada “através da exploração sistemática de um sistema de símiles e metáforas”, conforme o dizer de Paulo Henriques Brito no posfácio...
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.