OS LUGARES DA MEMÓRIA: ESTUDO DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS OITOCENTISTAS A PARTIR DO PONTO DE VISTA DA ESFERA PÚBLICA BURGUESA, DA ANTROPOLOGIA E DO DISCURSO

THE SPACES OF MEMORY: STUDY OF NINETEENTH-CENTURY ADVERTISEMENTS IN VIEW OF THE BOURGEOIS PUBLIC SPHERE, ANTHROPOLOGY AND DISCOURS

Autores

  • Alice Meira INÁCIO UNIESP/AFARP - Ribeirão Preto/SP

Resumo

RESUMO: Neste artigo pretendemos apresentar algumas reflexões a respeito da memória sociodiscursiva do gênero publicitário a partir de conceitos de memória apresentados por Pierre Nora (1981). Para o autor, a memória pendura-se em lugares assim como a história perdura em acontecimentos, ou seja, os lugares “nascem e vivem do sentimento [de] que não há memória espontânea”. Desse modo, a fim de investigarmos a memória do anúncio publicitário, delimitamos três possíveis lugares onde se alicerçam o gênero publicitário, na esfera pública burguesa, segundo pressupostos teóricos apresentados por Habermas (1984); na perspectiva antropológica apresentada por Jack Goody (1987); e na perspectiva discursiva apresentada por Bakhtin (2000). A partir deste estudo, observaremos qual contexto e qual situação de comunicação motivou o surgimento do gênero e quais fatores são responsáveis por manter ativa sua memória e sua funcionalidade sociocomunicativa.

PALAVRAS-CHAVE: Memória. Anúncio publicitário. Esfera pública burguesa. Antropologia. Discurso.

      

ABSTRACT: In this article, we present some reflections about the socio-discursive memory of the advertiser gender through memory concepts presented by Pierre Nora (1981). For the author, the memory persist in places as the story persist in events, that means, "they are born and live of the feeling [of] that there is no spontaneous memory.". Thus, in order to investigate the memory of the advertisement, we delimit three possible places where are founded the advertising genre in the bourgeois public sphere, according to theoretical assumptions presented by Habermas (1984); in anthropological perspective by Jack Goody (1987); and in the discursive perspective by Bakhtin (2000). In this study, we will observe what context and situation of communication motivated the emergence of gender and what factors are responsible for keeping its memory active and socio-communicative functionality.

KEYWORDS: Memory. Advertisements. Bourgeois public sphere. Anthropology. Discourse.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, A. A. de; PAULA, C. J. de. (Coord.). Dicionário Histórico-Biográfico da Propaganda no Brasil. Editora FGV: Rio de Janeiro, 2007.

ARRUDA, J. J. de A. A Revolução Industrial e Capitalismo. São Paulo: Brasiliense 1984.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: ______. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000. p. 277-326.

BICALHO, Letícia. A revolução industrial. São Paulo/Campinas: Atual, 1985.

CARDOSO. C. F. et. al. Escravidão e abolição no Brasil: novas perspectivas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor: 1988.

CHARAUDEAU, P. Linguagem e Discurso. São Paulo: Contexto, 2008.

COURTINE, J.J. O tecido da memória: algumas perspectivas de trabalho histórico nas ciências da linguagem. Polifonia. Cuiabá: Ed. UFMT, v. 12. n. 2. 2006. p. 1-12.

COUTINHO, Renata Corrêa. Publicidade e Propaganda: aspectos históricos. In. BOCC. Biblioteca on-line de ciências da comunicação. 2011. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/coutinho-renata-publicidade-e-propaganda-aspectos-historicos.pdf>. Acesso em 5 outubro 2011.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. 7ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987.

GOODY, J. The interface between the written and the oral. In: Studies in literacy, family, culture and the state. New York: Cambridge University Press, 1987. p. 211- 257.

HABERMAS, J. Mudança estrutural da esfera pública. Investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.

MARI, H.; SILVEIRA, J. C. C. Sobre a importância dos gêneros discursivos. In: MACHADO, I. L.; MELLO, R. (Org.). Gêneros: reflexões em Análise do discurso. Belo Horizonte: NAD/FALE/UFMG, 2004. p. 59-74.

MELO, J. M. de. Guttenberg chegou atrasado ao país tropical. Comunicação & Sociedade - Dossiê 200 anos de imprensa brasileira. v. 29, n. 49. 2008. p. 9-26. Disponível em: <https://www.metodista.br/revistas/revistasims/index.php/CSO/article/view/758/768>. Acesso em 21 fevereiro 2012.

MENDES, P. H. A. Os gêneros Discursivos em debate: análise de uma crônica de L.F. Veríssimo. In: MACHADO, I. L. MELLO, R. (Orgs). Gêneros: reflexão em análise do Discurso. Belo Horizonte: NAD/FALE/UFMG, 2004. p. 119-140.

MONNERAT, R. M. A publicidade pelo avesso: propaganda e publicidade, ideologias e mitos e as expressões de ideias – o processo de críticas da palavra publicitária. Niterói: EdUFF, 2003.

MOTA, C. G. 1822: Dimensões. Perspectiva. São Paulo. 1972.

NORA, P. Entre memória e história: A problemática dos lugares. Projeto História. Revista do Programa de Estudos Pós-graduados em História e do Departamento de História da Puc-SP. São Paulo-SP, Brasil, 1981. p. 7-28.

NOVAIS. F. A. Portugal e Brasil na crise do antigo sistema colonial (1777-1808). HUCITEC: São Paulo, 1983.

ONG, W. Oralidade e cultura escrita. A tecnologia da palavra. Campinas: Papirus, 1998.

PINSKY, Jaime. A escravidão no Brasil. São Paulo: contexto, 2006.

PINTO, V. N. Comunicação e cultura brasileira. São Paulo: Ática, 1986.

QUEIROZ, Adolpho. Inventário acadêmico e profissional da história da propaganda no Brasil. Comunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo, PósCom-Metodista, v. 29, n. 49, p. 85-104, 2º sem. 2007. Disponível em: <https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/CSO/.../762>. Acesso em 23 Setembro 2009.

SILVA, F. C. da. Habermas e a esfera pública: reconstruindo a história de uma ideia. Sociologia, problemas e práticas, n.º 35, 2001, p. 117-138. Disponível em: <http://www.scielo.oces.mctes.pt/scielo.php?pid=S0873-65292001000100006&script=sci_arttext>. Acesso em 10 de junho 2009.

SIMÕES, R. Do pregão ao jingle. In: REIS, F. MARTENSEN, R. L. BRANCO, R. C. História da propaganda no Brasil. São Paulo. T.A. QUEIROZ, 1990. p. 171-207.

SOULAGES, J-C. Discurso e Mensagens Publicitárias. In: CARNEIRO, A. D. (Org.). O Discurso da Mídia. Rio de Janeiro: Oficina do Autor, 1996. p. 142-152.

Publicado

19-03-2019

Como Citar

INÁCIO, Alice Meira. OS LUGARES DA MEMÓRIA: ESTUDO DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS OITOCENTISTAS A PARTIR DO PONTO DE VISTA DA ESFERA PÚBLICA BURGUESA, DA ANTROPOLOGIA E DO DISCURSO: THE SPACES OF MEMORY: STUDY OF NINETEENTH-CENTURY ADVERTISEMENTS IN VIEW OF THE BOURGEOIS PUBLIC SPHERE, ANTHROPOLOGY AND DISCOURS. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 5, n. 9, p. pp. 82–100, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11028. Acesso em: 19 dez. 2024.