FALA ADOLESCENTE: A INFLUÊNCIA DOS FATORES LINGUÍSTICOS NA CONCORDÂNCIA VERBAL
ADOLESCENT’S SPEECH: THE INFLUENCE OF LINGUISTIC FACTORS IN AGREEMENTE VERBAL
Resumo
RESUMO: O adolescente, em uma etapa de vida marcada por processos de várias ordens, utiliza a língua como um meio de se impor, fixar-se como integrante de um determinado grupo. Ou seja, utilizar a língua de uma forma ou de outra se torna um símbolo por meio do qual apresenta sua imagem ou seu valor social diante dos outros, com o intuito de torná-lo igual aos seus. Assim sendo, sua expressão linguística mostra-se um campo profícuo de pesquisa, já que ele terá que adequar sua expressão à variedade utilizada pelo grupo em que se insere ou quer se inserir. Esta especificidade nos levou a buscar uma analise mais aprofundada da forma de expressão adolescente, por meio da investigação do uso da língua, em especial a Concordância Verbal (CV), analisando que peso têm os fatores linguísticos na configuração da fala adolescente. Desta forma, com base nos pressupostos da Sociolinguística, utilizando sua vertente quantitativa, tendo como base, em especial, estudos de Scherre (1988, 1998, 2008), apresentamos os resultados desta pesquisa, com o intuito de que estes venham a colaborar na valorização de estudos direcionados à variação linguística no meio escolar.
PALAVRAS-CHAVE: Adolescência. Fatores linguísticos. Variação linguística.
ABSTRACT: The adolescent, in a stage of life marked by processes of various orders, usinglanguage as a means to enforce, set up as a member of a particular group. That is, using the language of one form or another becomes a symbol through which presents its image or its social value before others, in order to make it equal to his. Thus, their linguistic expression proves a useful field of research, since he will have to adapt their expression to the variety used by the group to which it belongs or wants to enter. This specificity has led us to seek a more thorough analysis of the adolescent form of expression, through the investigation of language use, particularly the Verbal Agreement (CV), analyzing the factors that have weight in the configuration of language spoken teenager. Thus, based on the precepts of Sociolinguistics, using its quantitative aspect, based in particular Scherre (1988, 1998, 2008) studies, we present the results of this research, in order that they may collaborate in the recovery studies aimed at linguistic variation in the school.
KEYWORDS: Adolescence. Linguistic factors. Linguistic variation.
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