O GLOBO DA MORTE DE TUDO: TRANSITORIEDADE, EXCESSO, RUÍNA

DEATH GLOBE OF ALL THINGS: TRANSITORITY, EXCESS, RUIN

Autores

  • Raisa Damascena RAFAEL UNIRIO - Rio de Janeiro/RJ

Resumo

RESUMO: O presente artigo tem como objeto a obra de Nuno Ramos e Eduardo Climachauska intitulada “O globo da morte de tudo”, buscando aferir nessa obra e, extensivamente, na produção de Nuno Ramos, as implicações daquilo que Julia Studart propõe como “forma fraca”, ou seja, uma performance com o instável, a fragilidade, o espaço entre. Explora-se, nessa busca, a ideia de série, com a coleção de objetos afetivos coletados para a exposição/destruição, formando o que chamamos de barbárie criativa, atribuindo à arte uma noção cara de inutensílio, que abre caminhos para fora das relações meramente mercantis e objetificantes do humano. Auxilia nessa reflexão a discussão em torno das ruínas, que convocam uma memória social crítica do progresso.

PALAVRAS-CHAVE: Arte. Utilidade. Ruína.

      

ABSTRACT: This article’s object of analysis is Nuno Ramos and Educardo Climachauska’s “O globo da morte de tudo” (“Death globe of all things”). It intends to check in this work and, extensively, in Nuno Ramos’ production, the implications of what Julia Studart names “weak form”, meaning, a performance with the unstable, the frailty, the space between. This paper explores the idea of series, with a collection of objects of affectivity collected for exposition/destruction, forming what we would call a creative barbarity, assigning to art an aspect of uselessness that makes it possible to think the human relations without it’s mercantile connotation. It is important, for this discussion, to think about the ruins, because they evoke a social memory that represents a critique of progress.

KEYWORDS: Art. Utility. Ruin.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Campinas, SP: Unicamp, 2011.

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito da história. In: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987.

______. Desempacotando minha biblioteca. In: ______. Rua de mão única. São Paulo: Brasiliense, 1987.

______. O caráter destrutivo. In: ______. Rua de mão única. São Paulo: Brasiliense, 1987.

______. Desempacotando minha biblioteca. In: ______. Rua de mão única. São Paulo: Brasiliense, 1987.

CALVINO, Italo. As cosmicômicas. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Cascas. In: Serrote n.13. São Paulo: IMS, 2013.

FARIAS, Francisco Ramos. Apresentação. In: ______. (Org.) Apontamentos em Memória Social. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2011.

HUYSSEN, Andreas. Culturas do passado-presente: modernismos, artes visuais, políticas da memória. Rio de Janeiro: Contraponto : Museu de Arte do Rio, 2014.

MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a dádiva. In: ______. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2003.

OHATA, Milton. Planetinha mixuruca. Disponível em: <http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-77/anais-do-fim-do-mundo/planetinha-mixuruca>. Acesso em abril de 2014.

RAMOS, Nuno. Ensaio Geral: projetos, roteiros, ensaios, memórias. São Paulo: Globo, 2007.

______. “Transformando desmesura em liberdade” Disponível em: <http://www.nunoramos.com.br/portu/depo2.asp?flg_Lingua=1&cod_Depoimento=36>. Acesso em abril de 2014.

STUDART, Julia. Nuno Ramos / por Julia Studart. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2014.

Publicado

21-03-2019

Como Citar

RAFAEL, Raisa Damascena. O GLOBO DA MORTE DE TUDO: TRANSITORIEDADE, EXCESSO, RUÍNA: DEATH GLOBE OF ALL THINGS: TRANSITORITY, EXCESS, RUIN. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 4, n. 8, p. pp. 74–85, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11042. Acesso em: 11 mar. 2025.