OS EFEITOS DA MEMÓRIA COLETIVA NAS LEMBRANÇAS INDIVIDUAIS E NA FORMAÇÃO DO EU EM CIRANDA DE PEDRA
THE EFFECT OF THE COLLECTIVE MEMORY IN PRIVATE MEMORIES AND THE PARTICULAR INDIVIDUAL DEVELOPMENTE IN THE NOVEL CIRANDA DE PEDRA (THE MARBLE DANCE)
Resumo
RESUMO: O convívio familiar e social exerce relevante influência na formação do EU, sendo o contato com o OUTRO essencial para a constituição do ser e a visão de si mesmo. Assim, seriam a nossa memória e o nosso comportamento exclusivamente nossos? Ou expressariam a influência do meio ao qual pertencemos? O presente artigo se propõe a analisar o efeito da memória coletiva nas lembranças particulares e sua atuação na formação do indivíduo no romance Ciranda de pedra (1954), de Lygia Fagundes Telles. A protagonista Virgínia, uma jovem em busca de respostas, aceitação e de si mesma, tenta por duas vezes fazer parte do grupo fechado ao qual pertencem suas duas irmãs Bruna e Otávia, os vizinhos Letícia e Conrado e o amigo deles Afonso. Mas ao final de sua trajetória rumo ao autoconhecimento, ela se verá diante da escolha entre a integração social ou a aceitação e integração do EU.
PALAVRAS-CHAVE: Memória. Sociedade. Formação. Autoconhecimento, EU.
ABSTRACT: Social and family living exert a considerable influence on the development of the ego, the contact with the other being essential for the human constitution and the vision of oneself. So would our memory and our behaviour be exclusively ours? Or would they express the influence of the environment we belong to? This article proposes to analyse the effect of the collective memory in private memories and its performance in the particular individual development in the novel Ciranda de pedra (The Marble Dance, 1954) by Lygia Fagundes Telles. The protagonist Virgínia, a young girl looking for answers, the acceptance of herself, tries twice to join the closed group constituted by her sisters Bruna and Otávia, their neighbors Letícia and Conrado and their friend Afonso. But she sees herself, at the end of her journey toward self- understanding, against the choice between the social integration and the acceptance and integration of herself.
KEYWORDS: Memory. Society. Development. Self-understanding. Ego.
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