O CAMINHO DA FICÇÃO BRASILEIRA

Autores

  • Gracielle Custódio APOLINÁRIO UFJF - Juiz de Fora/MG
  • Wagner LACERDA FAPEMIG/UFJF - Juiz de Fora/MG

Resumo

O livro Ficção brasileira contemporânea (2009), escrito por Karl Erik Schollhammer, aborda a produção da ficção no Brasil nas últimas décadas. A tentativa do autor é flagrar o que acontece nessa literatura tão nova; nas palavras do próprio autor:

A tentativa aqui será flagrar o que acontece de significativo na ficção brasileira atual, de maneira a enxergar as continuidades e, principalmente, as rupturas produzidas pelos escritores contemporâneos. (SCHOLLHAMMER, 2009, p.21).

Através da aparente heterogeneidade existente nas últimas décadas, podemos perceber diante do estudo de Schollhammer, a ocorrência de uma canonização, em certo sentido, pois se percebe em torno da narrativa urbana certa tendência realista e até a evolução para um hiper-realismo. Podemos encontrar traços subjetivos nos autores que escrevem de si e ainda uma metaficção: literatura encarada como realidade e realidade lida como se fosse literatura...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

SCHOLLHAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.

Publicado

24-03-2019

Como Citar

APOLINÁRIO, Gracielle Custódio; LACERDA, Wagner. O CAMINHO DA FICÇÃO BRASILEIRA. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 3, n. 5, p. pp. 179–183, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11104. Acesso em: 14 nov. 2024.