AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO “ESCRITORES DE VIDAS”

EVALUATING THE LEARNING PROCESS TO HELP DEVELOPING WRITING SKILLS: EXPERIENCE OF THE ‘LIFE WRITERS’ PROJECT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v9i19

Resumo

RESUMO: O objetivo do presente artigo é compreender como o processo avaliativo realizado pelo professor de Língua Portuguesa pode contribuir para o desenvolvimento da escrita de estudantes de uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental ao trabalhar o gênero relato pessoal. As referências teóricas foram construídas a partir de dois eixos: avaliação da aprendizagem, a qual foi substanciada pelas obras de Villas Boas (2008), Hadji (2001), Hoffmann (2001) e Luckesi (2005); e a viabilizaçãodo trabalho acerca do gênero adotado e o desenvolvimento da escrita dos estudantes foi fundamentada pelos trabalhos de Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2007; 2012), Koche et al (2015), Antunes (2003), Geraldi (2011), Ruiz (2013), Serafini (1998) e por alguns documentos oficiais. A pesquisa seguiu a abordagem qualitativa, por meio da pesquisa participante. A coleta de dados foi pautada pela sequência didática descrita por Lopes-Rossi (2011), por rodas de conversa e pela observação participante. Os resultados apontam que, ao estudar o gênero discursivo/textual conhecido como relato pessoal adotado pelo projeto “Escritores de Vidas”, foi possível analisar as versões escritas durante atividades interativas focadas na produção de bilhete textual-interativo, em conversas individuais e no acompanhamento sistemático. Essas atividades contribuíram, consideravelmente, com o desenvolvimento da habilidade de escrita dos estudantes.

PALAVRAS-CHAVE: Avaliação da aprendizagem. Escrita. Sequência didática.

 

ABSTRACT: The aim of the present article is to understand how the evaluation of the learning process performed by Portuguese teachers can contribute to improve the writing skills of students in an 8th grade class through activities based on the personal reports genre. Theoretical references were built based on two axes: learning process evaluation, which was substantiated by the works byVillas Boas (2008), Hadji (2001), Hoffmann (2001) and Luckesi (2005); the feasibility of the work based on the adopted genre; the development of students’ writing skills was substantiated by the studies by Bakhtin (2011), Marcuschi (2008), Koch and Elias (2007; 2012), Koche et al (2015), Antunes (2003), Geraldi (2011), Ruiz (2013), Serafini (1998), as well as by official documents. The research followed the qualitative approach based on participatory observation. Data collection followed the didactic sequence described by Lopes-Rossi (2011), and counted on conversation rounds and on participatory observation. Results point out that by assessing the discursive/textual genre, known as personal report, adopted by the “Life Writers” project, it was possible analyzing the versions written during interactive activities focused on the production of textual-interactive messages, and monitored through individual conversations and systematic follow- ups. These activities considerably helped the development of students’ writing skills.

KEYWORDS: Learning process evaluation. Writing. Didactic sequence.

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Biografia do Autor

Joseval dos Reis MIRANDA, Universidade Federal da Paraíba/PROFLETRAS - UFPB

Doutor em Educação. Professor da Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação, Departamento de Metodologia da Educação. Professor no Programa de Mestrado Profissional em Letras-PROFLETRAS/UFPB, da unidade Mamanguape, Campus IV- Litoral Norte. E-mail: josevalmiranda@yahoo.com.br, https://orcid.org/0000-0002-0713-0110.

Sônia Fortes MACIEL, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Mestra e Graduada em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Professora das redes municipais de Santa Rita/PB e de Bayeux/PB. E-mail: soninha.fm@hotmail.com, https://orcid.org/0000-0002-5953-5902.

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Publicado

01-12-2019

Como Citar

MIRANDA, Joseval dos Reis; MACIEL, Sônia Fortes. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO “ESCRITORES DE VIDAS”: EVALUATING THE LEARNING PROCESS TO HELP DEVELOPING WRITING SKILLS: EXPERIENCE OF THE ‘LIFE WRITERS’ PROJECT. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 9, n. 19, p. pp. 259–279, 2019. DOI: 10.51951/ti.v9i19. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/12694. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 2 - Avaliação nos domínios da leitura, escrita e gramática