EMARANHADO DE SENTIDOS E MITOS NAS MEMÓRIAS DE CHATEAUBRIAND
TANGLE OF MEANINGS AND MYTHS IN CHATEAUBRIAND’S MEMOIRS
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v10i20Resumo
RESUMO: Pretende-se analisar como Chateaubriand articula a referência a autores clássicos e o recurso a mitos antigos e cristãos para legitimar sua escrita memorialística, de forma a consagrar seu estatuto de escritor (BÉNICHOU, 1973), para além da eternização dos marcantes eventos que tomaram corpo na França desde 1789. Levando em conta a heterogeneidade das escritas do eu – nas quais as memórias se incluem – e as fronteiras fluidas que dividem com a historiografia e o texto literário, as Mémoires d’outre tombe são perscrutadas também em sua peculiaridade de flertar com a narrativa épica, profundamente ligada ao mito, já que o autor as projetara como epopeia de seu tempo. O artigo procura problematizar esse diálogo, a fim de demonstrar que o romanesco, gênero em configuração na época, também está presente na obra. Essa característica ressignifica a própria escrita de memórias como meio de heroísmo, reconhecimento literário e emblema de grandiosidade, sob o imaginário romântico.
PALAVRAS-CHAVE: Chateaubriand. Memórias. Mito. Herói romântico.
ABSTRACT: It is intended to analyse how Chateaubriand articulates the reference to classic authors and the recourse to ancient and Christian myths to legitimate his memoirs’ writing, in order to consecrate his position as a writer (BÉNICHOU, 1973), beside the eternalization of the remarkable events in France since 1789. Taking into account the heterogeneity of writings of the self – in which memoirs are included – and the fluid borders they share with historiography and literary text, the Mémoires d’outre tombe are examined in their peculiarity of flirting with the epic narrative, deeply attached to myths, since the author considered them a national epic of his time. The paper discusses that parallel, aiming to demonstrate that novel features, being established at that time, are also present in the oeuvre. That trait redefines the writing of memoirs itself, as a way of heroism, literary acknowledgement and the insignia of grandiosity, in the midst of the romantic imagery.
KEYWORDS: Chateaubriand. Memoirs. Myth. Romantic hero.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.