UM CAMINHO DE RETORNO COMO BASE: PROPOSTA DE NORMAS DE TRANSCRIÇÃO PARA TEXTOS MANUSCRITOS DO PASSADO
A RETURN PATH AS A BASIS: A PROPOSAL FOR TRANSCRIPTION RULES FOR ANCIENT HANDWRITTEN TEXTS
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v10i20Resumo
RESUMO: Uma transcrição conservadora de manuscritos que pretenda produzir edição confiável para os estudos linguísticos, literários e históricos, deve empregar normas que não ultrapassem o limite do retorno ao modelo. Com base nesse pressuposto, apresentamos um conjunto de normas semidiplomáticas que devem facilitar a leitura ao pesquisador não afeito à consulta direta de textos manuscritos, ao mesmo tempo que permitem a recuperação do modelo, na medida em que registram tudo o que nele foi alterado.
PALAVRAS-CHAVE: Normas semidiplomáticas. Edição semidiplomática. Manuscrito. Filologia.
ABSTRACT: A conservative transcription of manuscripts that aims to produce a reliable edition for linguistic, literary and historical study, pressuposes the use of norms that do not exceed the limit of the return to its model. Based on this assumpion, we present a set of semidiplomatic norms that make it easier to read ancient texts for the researcher not used to direct consultation of handwritten texts. At the same time, these norms allow model recovery, as they record everything that has changed in it.
KEYWORDS: Semidiplomatic norms. Semidiplomatic edition. Manuscript. Philology.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.