ÁLVARES DE AZEVEDO: NOVAS PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v11i23Palavras-chave:
Álvares de Azevedo, Crítica contemporânea, PerspectivasResumo
Apesar de bem estabelecido na historiografia e na crítica brasileira, não se pode deixar de reconhecer que Álvares de Azevedo ainda ocupa em nossa literatura uma posição estranha, junto a outros de seu tempo, como o baiano Junqueira Freire. Cânone anticânone, se pensarmos que, desde sua primeira recepção ainda no século XIX, não raras vezes foi notada sua posição de jovem poeta, morto precocemente, especialmente alheio ao nacionalismo que se diria impositivo sobre nossa literatura romântica. É possível notar que as tentativas de leitura do poeta, para os não especializados em sua obra ou mesmo nos debates do seu tempo, causem alguma desestabilização, a ponto de notarmos talvez uma espécie de sestro idiossincrático ou certo isolamento deliberado ante os intelectuais coevos...
Downloads
Referências
WERKEMA, Andréia Sirihal (Org.). “Cuidado, leitor”: Álvares de Azevedo pela crítica contemporânea. São Paulo: Alameda, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.