FACES DRUMMONDIANAS DE DEUS
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v11i23Palavras-chave:
Carlos Drummond de Andrade, As impurezas do branco, Deus, Crítica literáriaResumo
Estudo da imagem de Deus nos poemas “Único”, “O Deus de cada homem” e “Deus triste”, do livro As impurezas do branco (1973), de Carlos Drummond de Andrade, com o objetivo de compreender, à luz dos conceitos de “lirismo de penetração”, de Benedito Nunes, “auto-referenciação poética”, de Anazildo Vasconcelos da Silva, e “capricho da subjetividade” e “oficina irritada” de Bischof, além da leitura crítica de Candido à obra do poeta mineiro, perceber como Drummond cria um sistema simbólico próprio para tomar e retomar o semema Deus como referente e mesmo como tema em sua trajetória lírica, fazendo de Deus um ponte para provocar a reflexão sobre o ser do homem.
Downloads
Referências
ACHCAR, Francisco. Carlos Drummond de Andrade. (Folha explica). São Paulo: Publifolha, 2000.
ANDRADE, Mário de. A lição do amigo: cartas de Mário de Andrade a Carlos Drummond de Andrade. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
ANDRADE, Carlos Drummond de. As impurezas do branco. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1983.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Maria Julieta entrevista Carlos. Entrevista a Maria Julieta Drummond de Andrade. CD. Rio de Janeiro: Luz da Cidade, 2002.
BÍBLIA – Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2002.
BISCHOF, Betina. As impurezas do branco. In: Os impasses do tempo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
CAMORLINGA, Rafael. O Deus da religião e o Deus da literatura. In: FERRAZ, Salma (Org.). No princípio era Deus e Ele se fez poesia. Rio Branco: EDUFAC, 2008, p. 50-58.
CANDIDO, Antonio. Inquietudes na poesia de Drummond. In: Vários Escritos. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1970. p. 93-122.
FERRAZ, Salma. Teopoética: os estudos literários sobre Deus. In: FERRAZ, Salma (Org.). No princípio era Deus e Ele se fez poesia. Rio Branco: EDUFAC, 2008, p. 19-31.
NUNES, Benedito. A clave do poético. Ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
PIGNATARI, Décio. Contracomunicação. 3. Ed. Cotia: Ateliê Editorial, 2004.
SILVA, Anazildo Vasconcelos da. A lírica brasileira no século XX. Rio de Janeiro: OPVS, 2002.
TRESIDDER, Jack. O grande livro dos símbolos. Trad. Ricardo Inojosa, Rio de Janeiro: Ediouro, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.