OS HERÓIS NA ILÍADA: ENTRE A GLORIFICAÇÃO E O LUTO
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v11i23Palavras-chave:
Ilíada, Filosofia, Lamentos FúnebresResumo
Este trabalho se propõe a discutir como o poema épico Ilíada se comporta como um Kléa andrôn cuja marca é a glorificação dos heróis, que se estende de sua exaltação bélica para a valorização de sua importância como arquétipos de comportamentos relevantes para a construção ética dos cidadãos gregos e, depois, de todo um imaginário ocidental. Trata-se, portanto, de um estudo que discute o significado e a importância dos heróis épicos (SILVA; RAMALHO, 2007), segundo uma abordagem filosófica sobre os princípios da areté (ARISTÓTELES, 2009), da hybris (ARISTÓTELES, 2009) e do philo (ARISTÓTELES, 2009), descrevendo, ainda, a importância dos lamentos fúnebres (WERNER, 2008) para a consagração da superioridade épica e moral desses heróis. A intenção é que o leitor reflita sobre como a Ilíada se torna uma “enciclopédia grega” que atravessa gerações, firmando-se como um texto de forte caráter pedagógico, à medida que seus heróis se tornam inspirações éticas para indivíduos de todas as épocas da história da literatura universal.Downloads
Referências
ANDRADE, C. B. de.; DINIZ, M. (Orgs.). Juventudes e o mal estar na contemporaneidade. Belo Horizonte: PACO, 2015.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. 4ª Ed. Tradução Edson Bini. Bauru: EDIPRO, 2009.
ARISTÓTELES. Arte poética. Editora Independente, 2019.
BITTENCOURT, Renato Nunes. A conduta dos heróis na épica de Homero. Revista Espaço Acadêmico, v. 9, n. 103, p. 114-123, 2009.
CARVALHO, Pinto de. Aspectos da moral homérica e hesiódica (kalokagathía – Areté – hýbris). Revista de História, São Paulo, n. 25, p. 49-57, 1956.
D’INCAO, Maria Ângela. Mulher e família burguesa. In: DEL PRIORE, Mary (Org). História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2007.
HOMERO. Ilíada. Tradução em versos de Carlos Alberto Nunes. Rio de Janeiro: Edições de Ouro, 2003.
HUMPHREYS, Sarah; KING, Helen. Mortality and immortality: the anthropology and archaeology of death. London: Academic Press, 1981.
LIMA, Luiz Costa. História, ficção e literatura. São Paulo: Companhia de Letras, 2006.
MALTA, André. A selvagem perdição: Erro e ruína na Ilíada. São Paulo: Odysseus, 2006.
SILVA, Anazildo Vasconcelos da; RAMALHO, Christina. História da epopéia brasileira: teoria, crítica e percurso. Vol-1. Rio de Janeiro: Garamond, 2007.
WERNER, Cristhian. Memórias da guerra de Tróia: a performance do passado épico na Odisseia de Homero. Coimbra: Imprensa de Coimbra, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.