ANÁLISE DO NARRADOR DE AMOR DE PERDIÇÃO, DE CAMILO CASTELO BRANCO
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v12i25.p340-348Palavras-chave:
Literatura Portuguesa., Romanitsmo., Narrador., Amor de Perdição., Camilo Castelo Branco.Resumo
Este artigo propõe uma análise sobre o narrador de Amor de Perdição, uma das obras mais importantes do escritor português Camilo Castelo Branco e do movimento do Romantismo em Portugal. Esta análise foi realizada por meio de uma leitura atenta do romance, considerando algumas características do Romantismo, apontadas por Carlos Reis (1999), Antonio Candido (2000), György Lukács (2000) e Theodor Adorno (2003), estudos sobre o narrador (BENJAMIN, 1983). A análise indica que o narrador de Amor de Perdição mostra-se complexo, autoconsciente dos problemas de seu tempo e irônico, além de tentar romper limites ficcionais. Ou seja, um narrador típico do Romantismo que ajuda a consolidar o romance enquanto gênero literário. Ainda, o narrador apresenta uma consciência de que a narrativa é apenas um recorte, valorizando a experiência e a subjetividade, indo, assim, contra as tendências clássicas.
Downloads
Referências
ADORNO, T. Notas de Literatura I. São Paulo: Duas Cidades, 2003.
BENJAMIN, W. O Narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN et al. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, p. 197-221, 1983.
BRANCO, C. C. Amor de Perdição. Universidade da Amazônia, 2021. Disponível em <https://www.aedi.ufpa.br/parfor/letras/images/pdf/livros/amor%20de%20perdio%20-%20camilo%20castelo%20branco.pdf> Acesso em: 17 fev. 2021.
CANDIDO, A. Formação da Literatura Brasileira: momentos decisivos. 6. Ed. Belo Horizonte: Editora Italiana Ltda, 2000.
LUKÁCS, G. A Teoria do Romance: um ensaio histórico-filosófico sobre as formas da grande épica. Trad.: José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Editora 34, 2000.
REIS, C. História crítica da Literatura Portuguesa: Volume V – O Romantismo. Lisboa: Verbo. 1999
SANTOS, E. Camilo Castelo Branco: uma concepção irônica de mundo. Cad. CESPUC de Pesq., Belo Horizonte, n. 7, maio, p. 50-63, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.