“PÁTRIA”, DE BERNARDO CARVALHO: VIOLÊNCIA E DESLOCAMENTO NO TEATRO DO MUNDO
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v12i25.p260-271Resumo
O artigo analisa a narrativa “Pátria”, de Bernardo Carvalho (2019), por meio das relações entre mobilidade e clausura no mundo contemporâneo, para verificar por que meios o escritor ficcionaliza as questões políticas e ideológicas do hoje, a partir de um texto que requer a dupla leitura forma/fundo como estratégia de compreensão das relações entre real, ficcional e imaginário. Para tanto, valemo-nos da leitura cerrada desta narrativa híbrida, tendo como alguns pressupostos teóricos as reflexões oriundas da Semiologia, para as questões de forma; e da sociologia, mais especificamente, as de Zygmunt Bauman acerca dos medos líquidos que rondam nossos tempos. A análise textual, entretanto, é o modo de entrada e leitura privilegiado para se discutir as especificidades da obra literária em questão, visto que as relações entre mundo e representação estão na base do texto estruturado por Bernardo Carvalho, principalmente no trato com as questões das fronteiras e dos territórios da literatura e da geopolítica no agora.
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