ANNE-MARIE CHARTIER FALA SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA FRANÇA E NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v12i25.p412-425Resumo
Biografia:
Anne-Marie Chartier é doutora em Sciences de l'Éducation pela Université Paris V (1992). Foi professora da École Normale de Versailles (1970-1989), do Institut Universitaire de Formation de Maîtres de Versailles (1989-1996) e pesquisadora e maître de conférences do Service d'Histoire de l'Éducation do Institut National de Recherche Pédagogique - INRP (1996-2009), que, atualmente, é denominado Institut Français de l’Éducation (IFÉ). Aposentada desde 2009, é atualmente pesquisadora associada do Laboratoire de Recherche Historique Rhône-Alpes (LARHA), École Normale Supérieure (ENS) de Lyon, França (http://larhra.ish-lyon.cnrs.fr/membre/118). Reconhecida internacionalmente em seu campo de atuação e pesquisa, se tornou referência, no Brasil e em diversos outros países do mundo, na área de Educação. Dedica-se, sobretudo, ao estudo de temas como a história da escolarização da leitura e da escrita, os métodos de ensino da leitura na França e em outros países da Europa Ocidental e, mais amplamente, a história da formação dos professores, das práticas de ensino e dos materiais didáticos. Coorientou diversas teses de doutorado estrangeiras, especialmente de universidades brasileiras, e supervisionou vários pesquisadores(as) em atividades de pós-doutorado, oriundos de diversos países, inclusive o Brasil. É autora de inúmeras publicações, dentre as quais se incluem livros, capítulos de livros e artigos em periódicos, em diferentes idiomas (inglês, espanhol, português, além de francês). Destacam-se os livros “Discours sur la lecture (1880-1980)”, em coautoria com Jean Hébrard, traduzida para o português e o espanhol e reeditada em 2000, com ampliação do recorte temporal (1880-2000), e “L’école et la lecture obligatoire”, publicada em 2007 e reeditada em 2014, obra que constitui uma síntese de anos de pesquisa sobre a história da leitura e do seu ensino. Em português, publicou, além de numerosos capítulos de livros e artigos em periódicos, as seguintes obras: “Práticas de leitura e escrita: história e atualidade” (Ceale-UFMG, Autêntica), em 2007; “Discursos sobre a leitura (1880-1980)” (Ática), em coautoria com Jean Hébrard, em 1995; “Ler e escrever: entrando no mundo da escrita” (Artes Médicas), em coautoria com Christiane Clesse e Jean Hébrard, em 1996.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.